É CRIME

Quadro heroico de Hitler, bandeiras e suástica: polícia de SC fecha fábrica de artigos nazistas

Agentes encontraram arsenal de itens que fazem apologia ao regime nazista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Quadro com Hitler ao centro adornava o bar do local - Foto: Polícia Civil de Santa Catarina

Uma ação da Polícia Civil de Santa Catarina fechou, na manhã desta quinta-feira (2), a loja Panzer Militaria, onde se fabricava objetos que fazem referência ao nazismo, em Timbó, no Vale do Itajaí, interior catarinense.

No local, os agentes encontraram diversos itens, como bandeiras, canecas e adesivos com a suástica, além da águia símbolo do Partido Nazista e um busto de Adolf Hitler.


Foto: Polícia Civil de Santa Catarina

No dia 7 de junho deste ano, o Ministério Público de Santa Catarina instaurou um procedimento investigativo sobre a venda de itens que fazem referência ao nazismo no site da Panzer Militaria.

A empresa infringiu a Lei 7.716, de 1989, que proíbe os atos de “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”. A pena é de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Operação

O proprietário da Panzer Militaria, Rodrigo Eduardo Abiuzzi Moreno, está em Portugal e não foi preso, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil. No local, havia um salão, que aparentemente funciona como um bar. Acima do balcão, um quadro, em que Hitler aparece ao centro, cercado por diversos soldados nazistas.


Foto: Polícia Civil de Santa Catarina

No fundo da casa, havia dois containers. Neles, os policiais encontraram os itens que fazem alusão ao nazismo e que são comercializados no site da Panzer Militaria. Além do busto de Hitler e roupas militares, havia material para a fabricação de munição.

Edição: Anelize Moreira