Véspera 7/9

Tempero da Notícia: cerco se fecha para família Bolsonaro e Lula dispara nas pesquisas

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
PIB encolhe: instabilidade política, risco de apagão, inflação alta e desemprego geram pessimismo

A justiça do Rio de Janeiro quebra o sigilo fiscal e bancário de Carlos Bolsonaro e da ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). São algumas "pitadas" da Receita da Semana desta edição do Tempero da Notícia, apresentado por Rodrigo Vianna e produzido pelo Brasil de Fato.

"Essa é a receita de uma semana em que o ex-presidente Lula dispara ainda mais nas pesquisas e abre 25 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em um eventual segundo turno", aponta o jornalista.

::Rachadinha e Rachadões::

Além de outros temas que esquentaram as notícias do país como o fato da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid chegar ao motoboy que sacou R$ 4 milhões, a serviço de empresas suspeitas na corrupção da compra de vacinas. Enquanto o PIB recua e a inflação cresce, a crise hídrica intensifica o risco de apagão. "Quem paga o aumento na conta de luz é o cidadão brasileiro", avalia Vianna.

Tem ainda análise sobre os possíveis desdobramentos a partir das manifestações pró e contra Bolsonaro no 7 de setembro.

::Confira a agenda: 131 atos contra Bolsonaro estão marcados para o dia 7 de setembro::

Na Sobremesa, Vianna indica o livro Anotações de um jovem médico e outras narrativas, de Mikhail Bulgákov. A obra publicada pela Editora 34 traz contos curtos do escritor russo.

O Cafezinho da semana vai para o ator e político Sérgio Mambert, que faleceu nesta sexta-feira (3), aos 82 anos, em São Paulo, e "deixa lembranças no palco, na tela, mas também como cidadão. Ele nunca baixou as bandeiras", afirma Vianna.  

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid