assista

Bem Viver na TV: conheça atuação dos Ashaninka, na Amazônia, na preservação de sementes raras

Além das redes do BdF, o programa é veiculado na Rede TVT, TVCom Maceió, TV Floripa, TVE Bahia, TVU Recife e TVRSul

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O trabalho de coleta de sementes pode durar dias e deve ser feito na época certa - Cooperativa Ayõpare

No Acre, o povo Ashaninka usa seu conhecimento tradicional para manejar e preservar sementes de espécies raras da Amazônia brasileira. É isso o que você vai conferir no Programa Bem Viver na TV deste sábado (4).

Continua após publicidade

"O objetivo maior nosso é fazer com que nós tenhamos uma estratégia de proteger essa matriz, manter essa floresta de pé e intacta, coletar sementes e distribuir essa semente para onde estiver precisando", afirma Francisco Pyâco, liderança indígena Ashaninka. 

A Amazônia também está no Alimento é Saúde, que apresenta os benefícios do piquiá amazônico, uma fruta rica em gorduras boas que ajuda a regular as funções hormonais e os níveis glicêmicos do sangue. 

E tem mais!

A chef Letícia Massula, do blog Cozinha da Matilde, traz uma deliciosa frigideira com ovos, sardinha e molho de tomate. 

O Mosaico Cultural mostra a lenda do Ratambufe, que movimenta a vida cultural do município de Ubatuba, litoral de São Paulo. 

E em comemoração ao Setembro Amarelo, tem Dica de Saúde sobre como funciona a rede de atendimento para transtornos de saúde mental do Sistema Único de Saúde. 

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato em parceria com a Rede TVT. Na emissora paulista, que abrange a Grande São Paulo, a produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU RecifeTVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul.

Onde assistir

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Lucas Weber