Paulo Guedes também

Superior Tribunal Militar dá medalha a Ricardo Salles, Pazuello, Zambelli e Marcos Rogério

A medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar é concedida a quem "prestou reconhecidos serviços" à Justiça Militar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ricardo Salles e Carla Zambelli recebem honraria da Justiça Militar enquanto respondem a processo e são investigados na Justiça Comum - Reprodução/Twitter

O Superior Tribunal Militar (STM), em cerimônia na última quarta-feira (1), premiou o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar.

A medalha e a ordem  foram criadas pelo STM em 1957 e homenageiam, segundo a lei, "cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado reconhecidos serviços ou demonstrado excepcional apreço à JMU".

O ex-ministro Salles é réu em processo na Justiça Federal do Pará sob a acusação sustentada pelo Ministério Público de crimes contra a administração pública, corrupção passiva, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando de madeira. Ele já teve seu passaporte apreendido pelo Supremo Tribunal Federal, por ordem da ministra Carmem Lúcia.

Já a deputada Carla Zambelli publicou na sua conta no Twitter, no último sábado (4), que foi intimada a depor na Polícia Federal em inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga manifestações contra as instituições e a democracia.

Também foi premiado pela Justiça Militar o senador Marcos Rogério (DEM-RO), cujo assessor Marcelo Guimarães Cortez Leite foi preso na útima quinta-feira (2) acusado de tráfico de entorpecentes.


LEIA TAMBÉM

::Em operação de combate ao tráfico, PF prende assessor de Marcos Rogério, senador bolsonarista::

::Qual a relação da absolvição de Pazuello com a impunidade dos crimes da ditadura::

::Recordista da imprensa nacional, Alexandre Garcia coleciona 25 medalhas militares e 6 civis::

 


O ministro general de Exército Luis Carlos Gomes Mattos concede a medalha de honra da Justiça Militar a políticos denunciados na Justiça Comum / Divulgação STM

 

A Ordem do Mérito Judiciário Militar dispõe de quatro graus: Grã-Cruz; Alta Distinção; Distinção e Bons Serviços.

Receberam a comenda, no mais alto grau (Grã-Cruz): o ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres; o presidente do STJ, Humberto Eustáquio Soares Martins; e a presidente do TST, Maria Cristina Irigoyen Peduzzi.

No grau alta distinção, foram homenageados parlamentares e autoridades do Poder Executivo, tais como: o ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes; o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário; o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo de Aquino Salles; o Secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Eduardo Pazuello; a senadora Simone Nassar Tebet; o senador Marcos Rogério da Silva Brito; e a deputada federal Carla Zambelli Salgado.

Entre as instituições agraciadas estavam a Base Naval de Aratu, o 37º Batalhão de Infantaria Leve, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Edição: Vinícius Segalla