Cozinha afetiva

Aprenda alguns truques no preparo do sequilho de polvilho

A cozinheira Sayonara Salum ensina a preparar o biscoito com diferentes texturas e formato, além de sugerir cobertura

Ouça o áudio:

O sequilho é salgado e a cozinheira Sayonara Salum sugere para acompanhar um cafezinho ou cervejinha - Neven Krcmarek - Unsplash

Comida de Verdade desta semana ensina a preparar o sequilho de polvilho. As dicas são da cozinheira Sayonara Salum e exigem apenas cinco ingredientes. 

O resultado é uma porção de biscoito salgado, fácil e rápido de fazer. De acordo com Sayonara Salum, "o difícil é parar de comer".

Aprenda também: Canoa de berinjela: aprenda uma receita nutritiva e simples de fazer

Ingredientes

- 2 xícaras de polvilho azedo ou doce;  
- 1 xícara de arroz branco bem cozido;
- 100 g de queijo parmesão ralado fino;  
- 50 mg ml de azeite;
- 2 ovos.

Dica: a diferença em relação à escolha dos polvilhos está mais em relação à textura. O doce vai ficar mais suave e macio, já o azedo com a casca mais dura. Mas os dois são ótimos e aconselho experimentar.

Modo de preparo: 

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Amasse até obter uma massa homogênea. Então como se fosse enrolar docinhos, faça uma bolinha do tamanho de bolinha de gude. Depois aperte entre as palmas das mãos e deixe no formato de uma bolacha achatada. 

Dica: se por acaso a massa não ficar no ponto para modelar, não tem problema. Pode fazer os biscoitos com a colher mesmo.

Depois de modelados, leve os biscoitos ao forno pré-aquecido a 180° e asse durante mais ou menos 20 minutos. Na metade do tempo vire os sequilhos para dourar do outro lado e mais uns minutos estará pronto.

Pode ser saboreado a qualquer hora, sozinho ou acompanhado de um café ou uma cervejinha.

Dica: o sequilho pode ser recheado com uma goiabada ou geleia. Vale conferir! bom desfrute!

Edição: Daniel Lamir