BRASIL TRUMPISTA

Braço direito de Donald Trump vai a evento de Eduardo, se encontra com Jair e é detido pela PF

Jason Miller participou de encontro da extrema direita na capital federal e esteve com Jair Bolsonaro no dia 5

|
Jason Miller participou neste final de semana da Conferência de Ação Política Conservadora, organizada por Eduardo Bolsonaro - Twitter de Eduardo Bolsonaro

No 7 de setembro em que o Brasil assiste ao presidente da República participar de atos que atacam as instituições democráticas, foi detido no aeroporto de Brasília o empresário Jason Miller, braço direito do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Segundo o site Metrópoles, Miller foi detido pela Polícia Federal em Brasília na área reservada a voos particulares, quando estava prestes a embarcar de volta para os Estados Unidos em um jatinho.

Continua após publicidade

O empresário foi levado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para prestar depoimento à PF no inquérito 4.874, que apura a organização de atos antidemocráticos no Brasil.

::"Sem volta ao passado" e "respeito à democracia": ministros do STF reagem ao ato bolsonarista::

Miller é fundador do Gettr, plataforma criada com o objetivo de dar a Trump espaço nas redes sociais, já que o ex-presidente foi banido das grandes plataformas. O Gettr tem 2 milhões de seguidores em todo o mundo, sendo 13,5% do Brasil, que só perde para os Estados Unidos. Em terceiro lugar estão os japoneses.

Trump é lembrado pela tentativa de golpe após perder as eleições em 2020 para Joe Biden e apoiar a invasão do Capitólio, o equivalente estadunidense ao Congresso Nacional brasileiro, no primeiro dia de 2021. Interessante coincidência neste 7 de setembro de ameaças em Brasília.

Encontro da extrema direita

O braço direito de Trump se encontrou no último dia 5 com o presidente Jair Bolsonaro. Também estavam presentes o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o ex-chanceler Ernesto Araújo.

Antes, na sexta-feira (3), Miller falou à Conferência da Ação Política Conservadora. A Cpac, na sigla em inglês, é considerada uma das principais reuniões da extrema-direita no mundo. Realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi organizada por Eduardo Bolsonaro, informa o Poder360.

::CPAC Brasil: evento tem dancinhas, ameaças ao STF e beijo em Michelle ::

Em entrevista concedida ao site, no mês passado, Jason Miller falou que Bolsonaro e os seus filhos Flávio, Eduardo e Carlos são afetados pelo que classificou de “censura das big techs”.

Bolsonaro assinou ontem (6) medida provisória (MP) que altera o Marco Civil da Internet. O novo texto burocratiza as medidas contra a disseminação de fake news. Além disso, dificulta às plataformas de redes sociais de apagar posts e vídeos mentirosos ou excluir contas, total ou parcialmente, “exceto por justa causa”. A intenção é proteger aliados que têm sido alvo de medidas contra notícias falsas.