IDOLATRIA

Estátua de Bolsonaro de seis metros de altura divide comunidade de Passo Fundo no RS

Lideranças da cidade contestam homenagem a "genocida que está fazendo com que o povo sofra na pandemia"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estátua de ferro-velho está sendo construída por apoiadores do presidente - Foto cedida pelo O Nacional

Um grupo de empresários do agronegócio de Passo Fundo, cidade de 204 mil habitantes, no Rio Grande do Sul, resolveu homenagear o presidente Jair Bolsonaro com uma estátua de seis metros de altura. A iniciativa mobilizou a comunidade, cuja maioria é contrária ao projeto.

Prefeitura e Câmara Municipal não autorizaram a colocação do monumento construído com ferro-velho oriundo de máquinas agrícolas utilizadas na região. Pela falta de autorização, os organizadores estão escolhendo um terreno particular na Avenida Brasil, a principal da cidade.

Continua após publicidade

As informações são do advogado e membro do Comitê pela Vida e Liberdade, Jabs Paim Bandeira.

Continua após publicidade

Segundo ele informou ao jornal O Nacional, a ideia de construir uma estátua do presidente partiu do produtor rural José Volnei Dal’Maso. O passo seguinte foi procurar o artista plástico Jorge Luiz Grigolo. O trabalho iniciou há 60 dias. As despesas do projeto estão sendo custeadas pelo Comitê.

Continua após publicidade

O Sindicato Rural também é um dos apoiadores. Conforme Bandeira, ainda não há um levantamento dos valores já investidos por estar em fase desenvolvimento.

“Nossa intenção era fazer uma surpresa para o presidente quando ele viesse a Passo Fundo. O comitê já entregou um convite à assessoria de Bolsonaro para que ele visite Passo Fundo no dia 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul alusivo à Revolução Farroupilha. Ainda não tivemos uma resposta confirmando a sua vinda, mas há uma grande possibilidade de acontecer”, disse.

No Facebook, Jabs fez a seguinte postagem: “Essa estátua que o mecânico Jorge (artista plástico) está montando com a imagem do presidente Bolsonaro, será inaugurada por ocasião que o presidente vier a Passo Fundo, para a motociata, cavalgada e tratorasso que está sendo organizado pelo Sindicato Rural e Pelo Comitê Pela Vida e Liberdade”.

Maioria teme pela imagem

Polo econômico e educacional da região, Passo Fundo já teve a fama de “Chicago dos Pampas”, graças a letra da música “Gaúcho de Passo Fundo” imortalizada por Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Um trecho da música ameaça: “Se alguém me pisar no pala meu revólver fala”. Quem lembra disso é o professor e filósofo Paulo César Carbonari.

Ele conta que desde os anos 1980 a comunidade da cidade vem lutando contra esta imagem, organizando atividades culturais como festivais de folclore, a Jornada de Literatura, e já haviam superado a visão negativa.

Continua após publicidade

“Trata-se de uma obra narcísica, no sentido de pessoas que gostam de se ver no espelho. Não é por nenhum feito especial”, afirma.

“Todos os monumentos são sempre controversos. Há uma espécie de desespero para ressaltar a memória do pior presidente da república pós-redemocratização", considera Carbonari, ao mencionar os escândalos governistas citados na CPI da Pandemia. Ele ressalta que Passo Fundo "se habilita para produzir uma imagem que já não é uma das melhores".

O ex-deputado estadual Juliano Roso, que também é historiador e presidente estadual do PCdoB, engrossa o coro contra o monumento.

“Num momento em que a cidade ainda chora 663 mortos pela covid-19, por falta de atendimento e atraso na vacinação, é um absurdo homenagear a este genocida, um presidente que está fazendo com que o povo sofra na pandemia, na qual já morreram cerca de 600 mil pessoas.“

Lembrou ainda que Bolsonaro transformou o Brasil num país onde o preço de um botijão de gás passa de cem reais, o preço de um litro de combustível passa dos seis reais, com uma população gigantesca desempregada, onde a fome voltou a frequentar os lares.

“Querer homenagear um presidente desta natureza, só se for uma homenagem à imbecilidade, à burrice, ao negacionismo, porque o presidente é contra a educação, contra a ciência, contra a vida”, justifica.

Segundo Roso, a cidade tem a estátua do Teixeirinha, que é um ícone da cidade, tem a estátua da mãe, que representa a força da mulher passo-fundense, o monumento em homenagem aos ferroviários e outros monumentos históricos.

Ele salienta que "é importante que fique claro que essas pessoas são as mesmas que apoiaram o golpe contra a presidenta Dilma, as mesmas que apoiaram o golpe de 64. São os mesmos que impediram o presidente Lula de visitar a cidade, portanto, não é uma homenagem da população, é uma homenagem de uma minoria".

Roso disse que está estudando uma forma de proibir a colocação da estátua através de ação na Justiça. "Eles falam em colocar em um terreno particular, porém para qualquer construção que possa causar impacto urbanístico é necessária a autorização das autoridades competentes."

Idolatria


Miniatura do "mito" vendida pela internet / Reprodução

O professor Carbonari acrescentou que a utilização de imagens de pessoas é uma forma de idolatria praticada na política em regimes totalitários. "Todos os regimes deste tipo criaram um culto à personalidades com a produção de fotos e imagens", afirma.

Continua após publicidade

No Rio Grande do Sul, o culto a imagem do 'mito' não é uma novidade. Desde a eleição de Bolsonaro produziram e colocaram a venda bustos em tamanho pequeno do presidente (12 cm). Uma empresa de Santa Cruz do Sul oferece via internet um busto do presidente produzido em impressora 3D.

Continua após publicidade

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira