Ceará

Imunização

Ceará registra mais de 8 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a covid-19

Em todo o Ceará, de acordo com informações da Sesa, até essa quinta-feira (9), já foram aplicadas um total de 8.315.377.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Desde janeiro, Ceará tem recebido um total de 88 lotes dos imunizantes, para vacinação contra o Covid-19 - Fernando Frazão/Agência Brasil

O estado do Ceará segue firme no processo de vacinação da população geral contra a covid-19. Tayssa Nobre, graduanda em biblioteconomia e estagiária no âmbito do arquivo do Conselho Regional de Medicina, tomou a sua primeira dose, e para ela a vacinação caminhou rápido em Fortaleza em relação a outros locais, principalmente quando chegou na idade abaixo dos 30 anos. “No mês em que fui vacinada houve um intervalo muito rápido entre os 20 anos até os 19, minha idade, enquanto na Caucaia ainda estava chegando para o pessoal de 25 e 24 – idade do meu namorado – que nem havia sido vacinado ainda. Embora eu acredite que a vacinação poderia ter chegado bem mais cedo para todos, principalmente se as problemáticas no âmbito federal tivessem sido resolvidas oportunamente. Creio que o Ceará teve um bom indicador de vacinação até o momento”, afirmou.

Segundo dados divulgados pela Secretária de Saúde do Governo do Estado do Ceará  (Sesa), o estado do Ceará já recebeu um total de 88 lotes dos imunobiológicos, o que representa, aproximadamente 10.062.800 milhões de imunizantes. Desses, 9.567.463 já foram repassados e distribuídos para os municípios cearenses. Outras 495.337 doses dos imunizantes estão em estoque (reserva técnica) e parte delas serão enviadas para a Secretária de Administração Penitenciária do Governo do Estado do Ceará – SAP.

Ainda de acordo com informações da Sesa, após a chegada dos lotes, os imunizantes têm sido distribuídos de acordo com proporção e demanda dos municípios. Essa distribuição acontece de acordo com o Plano de Operacionalização para Vacinação contra covid-19, estruturado pelo Governo do Estado do Ceará junto a Sesa, de forma a assegurar a distribuição equilibrada para todos os municípios do estado.

2º Dose da Vacinação

A psicanalista, Joana Borges, afirma que tem observado que em Fortaleza, o ritmo de imunização tá bem acelerado. De acordo com ela, muitos adolescentes e jovens já estão conseguindo se vacinar, o que não está sendo visto em outros estados. “Acho que a secretaria municipal conseguiu organizar bem em termos de avançar nas idades, embora acho que a organização de distribuição desses imunizantes, a escolha dos postos de vacinação não tenha sido tão boa. Mas, acredito que estamos avançando bem em relação a outros estados, e está sendo um processo de vacinação muito bem planejado”, afirma.

Na capital cearense, a vacinação para segunda dose está com agendamento liberado para pessoas nascidas entre 1930 e 2003, seguindo a ordem decrescente de idade e de acordo com a demanda de imunizantes disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. No interior, o ritmo segue da mesma forma, pessoas com idade acima dos 30 anos já conseguem realizar o agendamento para a segunda dose.

Tayssa acredita que o adiantamento de vacinação vai ser algo real, tendo em vista que algumas pessoas da sua família tiverem suas vacinas adiantadas. “Se não me engano, o intervalo entre as duas doses deve ser no mínimo de duas semanas, portanto, acho que a partir disso, e também do crescimento de pessoas sendo vacinadas, haja uma maior velocidade. Claro que ainda existem muitas variáveis sobre isso, principalmente quando ainda existe um índice pertinente de faltantes e pessoas que ainda não tomaram a segunda dose como deveriam”.

Joana Borges, vacinada com a primeira dose durante o mês de julho, e com previsão da segunda dose para outubro, diz que tem observado e avaliado pelas pessoas próximas a ela, nascidas na mesma década, que há um adiantamento da segunda dose da vacinação. “Por exemplo, alguns amigos meus que nasceram na mesma década, já tomaram a segunda dose entre a semana passada e essa semana. Então, creio que minha segunda dose será adiantada e de forma mais rápida, sendo possível acontecer ainda durante o mês de outubro”.

Além disso, pessoas enquadradas em alguns casos específicos podem solicitar adiantamento da segunda dose dos imunizantes no Ceará: atletas que irão para campeonatos internacionais, trabalhadores que dispõem de contrato de trabalho no exterior e estudantes de cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior.

Vacinômetro

Em todo o Ceará, de acordo com informações da SESA, até essa quinta-feira (9), já foram aplicadas um total de 8.315.377 milhões de doses. Dessas, 5.618.484 milhões são equivalentes a primeira dose da vacinação, e as outras 2.540.191 milhões de doses equivalem a segunda dose. Outras 156.7002 doses foram doses únicas.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa