DEMOCRACIA EM RISCO

Leonardo Sakamoto: Bolsonaro arrega, mas democracia não sobreviverá à tática de ataque e recuo

Bolsonaro adota tática de ataque e recuo para erodir aos poucos as instituições democráticas

|
Apoiadores de Bolsonaro em ato antidemocrático realizado em 7 de setembro de 2021 - Miguel Schincariol / AFP

Após as micaretas golpistas que protagonizou no dia 7 de setembro trazerem o impeachment de volta à mesa, Jair Bolsonaro divulgou, na tarde desta quinta (9), uma "declaração à nação" em que tenta colocar panos quentes no caos que ele mesmo criou. Com o arrego, escreve mais um capítulo em sua tática de aproximações sucessivas: ataca e recua, ataca e recua, erodindo aos poucos as instituições democráticas. Corre o risco, contudo, de ser chamado por seus seguidores de "frouxo" - como caminhoneiros já vêm fazendo.

Cada novo ataque é mais violento que o anterior e avança mais um pouco sobre a Constituição Federal. Neste, por exemplo, prometeu que não iria mais cumprir ordens judiciais proferidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF - o que, na prática, seria um golpe de Estado.

:: Bolsonaro nunca esteve com o povo e está mais longe do que nunca ::

A assessoria do Palácio do Planalto confirmou que, mediado por Michel Temer, Bolsonaro conversou com Moraes para tentar reduzir a temperatura. Na terça, o presidente o havia chamado de "canalha" para mais de 125 mil pessoas na avenida Paulista, em São Paulo, onde o ministro tem residência.

Na nota, escrita com a ajuda de Temer, Bolsonaro diz que suas palavras "decorreram do calor do momento". Mentira. O momento não se resume ao 7 de setembro, uma vez que ele vem atacando Alexandre de Moraes há semanas por conta dos inquéritos das fake news e das milícias digitais atingirem ele, seus filhos e aliados.

:: Aras homenageia Fux em nota por "firmeza diante de instabilidade gerada por múltiplos fatores" ::

A narrativa oficial é que Temer também veio ajudar a resolver os bloqueios causados por caminhoneiros empresas do agronegócio. Bobagem. Ao contrário da greve ocorrida sob o governo do ex-presidente, em maio de 2018, quando motoristas pararam o Brasil para reivindicar pautas da categoria, desta vez a motivação foi política, de apoio a Jair Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal.


Atos antidemocráticos realizados em 7 de setembro reuniram milhares em apoio a Bolsonaro / Miguel Schincariol / AFP

 

Basta, portanto, um sinal claro de Jair para eles pararem. Ironicamente, o presidente acabou emparedado pela própria criatura, uma vez os bloqueios causaram pânico sobre um possível desabastecimento, levando a aumentos nos já exorbitantes preços dos combustíveis. Mas Temer emprestou sua imagem para amparar a ideia de um recuo político.

Bolsonaro também estava sendo cobrado a passar a impressão que trabalha, mesmo que uma falsa impressão. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ultrapassou 12% no acumulado dos últimos 12 meses. Ao mesmo tempo, o Dieese divulgou que o preço das cestas básicas aumentou em 13 das 17 capitais avaliadas mensalmente. Em Brasília, ele subiu 34% entre agosto de 2020 e agosto de 2021. Pega mal que, enquanto o presidente brinca de guerra com o STF, o brasileiro vê o país naufragar.

:: “Deus, Pátria, Família”: Bolsonaro usa lema da Ação Integralista Brasileira em carta à nação ::

Agora, como sempre, vai entrar a turma do "pronto, tudo voltou ao normal". Também haverá aqueles que acreditarão, felizes da vida, que as notas de repúdio, os recados de políticos e as pressões sociais mudaram a forma de Bolsonaro pensar e agir. Não, nada voltou ao normal. Daqui a pouco, ele ataca a República de novo. E de novo, e de novo.

E, se as instituições baixarem a guarda e normalizarem o fato de que temos um presidente que brinca com o país, essa sequência de ensaios de golpe pode levar a um ponto de não retorno para as instituições e a própria democracia.

Ou é isso ou temos alguém com um transtorno de múltiplas personalidades que não foi devidamente medicado e que, portanto, não pode gerir uma nação, devendo ser removido do cargo imediatamente.

Afinal, ao escrever que ele nunca teve "nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes" na tal nota pública, ele chamou a todos nós, brasileiros, de otários.

Vale assistir a sua live semanal na noite desta quinta. A carta foi voltada ao mundo político e econômico. A live é quando ele fala com seus apoiadores mais radicais. Se ele abandonar o discurso "bato e arrebento" e arregar lá também, seu rebanho vai ficar bem chateado. E, chateados, não demonstrarão o mesmo ânimo de defendê-lo nas ruas e nas redes sociais.

*Leonardo Sakamoto é jornalista e fundador da ONG Repórter Brasil. Escreve diariamente sobre política e direitos humanos no portal Uol.

**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.