Cozinha afetiva

Conheça e aprenda a fazer o pudim de carne com couve mineira

As etapas para fazer o prato são preparo da carne e da couve, antes de colocar a receita na forma específica

Ouça o áudio:

Pudim de carne com couve mineira utiliza ingredientes simples e de fácil acesso - Sayonara Salum

Comida de Verdade desta semana ensina a preparar um pudim de carne com couve mineira. A cozinheira Sayonara Salum afirma que a receita pode aproveitar também o próprio caldo do preparo. 

O processo para fazer o pudim de carne com couve mineira é feito, basicamente, em três etapas. Primeiramente, prepara a carne e depois a couve, antes de colocar na forma para pudim. 

Mais receitas: Conheça os segredinhos da mistura de arroz com cogumelo seco e semente de girassol

Ingredientes

- 500 g de carne moída;
- 2 molhes de couve;
- 1 ovo;
- 1 cebola média;
- 2 dentes de alho;
- 1 punhado de cebolinha verde;
- óleos;
- sal; 
- pimenta; 
- 1/2 limão. 

Também é preciso ter uma forma de pudim. 

Aprenda também: Canoa de berinjela: aprenda uma receita nutritiva e simples de fazer 

Modo de preparo:

A receita é feita começando pelo preparo da carne, colocando-a em uma bacia com os temperos e o ovo inteiro cru. Depois vai temperando e coloca, cebola, alho e cebolinha picados e temperados com sal, óleo, pimenta e limão. Mexe bem e deixa descansando, enquanto se prepara a couve.  

Para preparar a couve basta lavar e tirar o talo mais grosso, além de picar como se fosse fazer a couve refogada - só que não refoga, deixando-a crua. 

Então, chega o momento de preparar a receita na forma, fazendo as camadas e começa pela camada da couve, que vai fazer o fundo, a "caminha" para receber a camada da carne. Depois coloque aos poucos, apertando a carne, montando, para fazer a camada da carne.

Subsequentemente, continue com couve e carne, e termine com a couve. Depois coloque em banho-maria para cozinhar.

Dica: a minha forma de pudim tem uma tampinha.

Depois coloque em outra panela com água e quando começar a borbulhar, ferver, diminua o fogo deixe entre 20 e 30 minutos.  

Você vai identificar que o ponto quando abrir a tampa e percebe que a couve diminuiu de tamanho, porque vai encolher e desidratar, tanto a carne quanto a couve vai formar um caldinho. Além disso, a couve vai ficar solta, vai desgrudar da forma de pudim.

Então está quase pronta. É só  tirar da formar com cuidado e colocar em uma travessa um pouco mais funda, porque tem esse caldo. Então quando você virar vai sair o pudim e esse caldo também.

Edição: Daniel Lamir