TRANSPARÊNCIA

Número de usuários insatisfeitos com sistema de Ouvidoria dispara na gestão Bolsonaro

Indicadores divulgados pela CGU sobre Ouvidoria do Fala.BR mostram aumento da insatisfação com transparência

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Mecanismo de transparência tem decepcionado usuários na atual gestão do governo federal - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quase a metade dos que fez solicitações na Ouvidoria do governo federal diz que não conseguiu ter suas demandas resolvidas após a utilização da plataforma durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os dados são da Controladoria-Geral da União (CGU) e foram divulgados na última sexta-feira (10).

Continua após publicidade

O percentual disparou em relação à gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB). Do início de 2019 a setembro deste ano, 56% dos usuários disseram que não tiveram suas solicitações atendidas. Houve crescimento de 21 pontos percentuais. No governo do emedebista, 35% avaliaram negativamente o atendimento.


Satisfação das solicitações da Ouvidoria no governo Bolsonaro / Reprodução/CGU


Satisfação das solicitações da Ouvidoria no governo Temer / Reprodução/CGU

A gestora pública Laila Bellix, especialista em políticas de transparência e acesso à informação, afirmou ao Brasil de Fato que os números devem ser analisados pela CGU.

"O crescimento do percentual de pessoas que avaliam de modo insatisfatório o atendimento deve ser um ponto de atenção para a política de transparência no Brasil. É importante acompanhar a qualidade das respostas. Não é só o atendimento que importa na transparência, o nível de satisfação do cidadão é igualmente importante", afirmou. 

"É fundamental que a CGU atente para esse elemento e que pense que políticas de capacitação dos próprios servidores públicos para aprimorar o atendimento", disse Bellix.

:: Ministério da Saúde é a pasta que mais ignora pedidos de acesso a informação pública ::

Em balanço divulgado em 10 de setembro deste ano, a CGU destaca que a Plataforma Integrada de Acesso à Informação e Ouvidoria já recebeu mais de 2 milhões de manifestações desde a sua criação. "O Fala.BR é fruto da evolução dos sistemas e-SIC e e-Ouv, desenvolvidos pela CGU desde 2012 e 2014, respectivamente", afirmou o órgão.

:: Mourão modifica Lei de Acesso à Informação e dificulta acesso a dados do governo ::

Atualmente o Fala.BR recebe manifestações dirigidas a mais de 300 órgãos e entidades, além de ser oferecido a entes subnacionais mediante adesão voluntária, por meio da Rede Nacional de Ouvidorias (ReNOuv) e do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT).

ATUALIZAÇÃO (15/9/2021, às 7h20): A versão anterior desta reportagem afirmava que os indicadores mostravam a insatisfação com pedidos de acesso à informação, garantidos pela Lei de Acesso à Informação. A informação estava incorreta. O crescimento da avaliação negativa ao atendimento se refere às solicitações na Ouvidoria do Fala.BR. 

Edição: Vivian Virissimo