Rio Grande do Sul

Coluna

O carro do óvulo está passando na sua rua: ativismo em tempos pandêmicos

Imagem de perfil do Colunistaesd
O Carro do Óvulo circula por muitas regiões da cidade levando informação sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres - Divulgação
É pela vida das mulheres e das meninas! Gravidez forçada é tortura!

Após um ano de pandemia de coronavírus, no mês de março de 2021, mês de luta pelos direitos das mulheres, vivíamos uma situação de aprofundamento das dificuldades comumente enfrentadas para o exercício dos direitos sexuais e direitos reprodutivos.

O Brasil é o país com o maior registro de mortes maternas durante a pandemia. O ativismo pelos direitos de acesso aos serviços de aborto legal – direito garantido em lei em três situações – enfrentou os mesmos desafios de tantas outras atividades neste país.

A partir desta dificuldade, surgiu a proposta de entrar em contato com as pessoas de uma forma segura e acessível. Assim, nós da Frente pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul/FrePLA RS, criamos o Carro do Óvulo, que nada mais é que um carro de som que circula por muitas regiões da cidade levando informação sobre os direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres.

A ideia surge de uma inspiração no consagrado carro do ovo que circula pelas ruas de diferentes cidades do país, mas ao invés de vendermos algo, ofertamos informação. Então, se você um dia escutar o chamado que anuncia a passagem do carro “Alô, mulheres! O Carro do Óvulo está passando na sua rua!” faça como a grande maioria das pessoas: olhe, abane, bata palmas e siga o carro para escutar a mensagem que segue:

“Nós da FRENTE PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO DO RS desejamos longa vida às mulheres e feministas deste país.

Você sabia que aborto é um direito?

No Brasil o aborto é um direito em caso de violência sexual, risco de vida da gestante e feto anencéfalo. 

O Carro do Óvulo está passando na sua rua!

A interrupção da gestação é segura, gratuita e realizada pelo Sistema Único de Saúde. 

Apenas 25% das mulheres que sofrem violência sexual acessam o serviço de saúde. Em caso de gestação indesejada em decorrência dessa violência procure um hospital de referência e pergunte pelo direito ao aborto legal. 

Não é preciso fazer boletim de ocorrência se a mulher tiver mais de 18 anos. Crianças e meninas vítimas de violência sexual precisam estar acompanhadas de uma pessoa responsável.

Em caso de violência sexual procure ajuda numa unidade de saúde em até 72h para receber a medicação contra doenças sexualmente transmissíveis e o contraceptivo de emergência.

O Carro do Óvulo está passando na sua rua!

O Brasil é o país com mais morte materna por covid-19. As maiores causas de morte materna no país são hipertensão, aborto inseguro, hemorragias e infecções pós-parto. E a maioria das mortes são de mulheres negras.

A morte materna é evitável, por isso não esqueça de fazer o pré-natal e cuidar da sua saúde.

O Carro do Óvulo está passando na sua rua!

DENUNCIAMOS a desproteção social e o abandono de gestantes no contexto da pandemia: maternidades superlotadas de doentes com covid-19, sem condições de atender adequadamente partos e situações de abortamento, redução de profissionais que foram deslocadas para emergências de covid-19, dificultando o seguimento do pré-natal. 

Denunciamos os ataques aos serviços de aborto legal no SUS, o desmonte da educação sexual e do planejamento reprodutivo que podem reduzir o número de gravidez indesejada.

Somos Mulheres na luta pela vida e contra o governo genocida - Vacina já, Renda básica, Aborto Seguro e Fim da violência.

O Carro do Óvulo está passando na sua rua!

Atenção! Forças contrárias aos direitos das mulheres no Congresso e no governo querem criminalizar o aborto em qualquer circunstância no Brasil. 

É pela vida das mulheres e das meninas! Gravidez forçada é tortura!”

Este é o conteúdo da ação que a FrePLA RS intitula de Carro do Óvulo e que tem percorrido ruas da cidade de Porto Alegre desde março de 2021.

Lutar por direitos e difundir informações são papéis da FrePLA RS, enquanto a política pública deve cumprir seu papel de acolher e apoiar diretamente. 

A partir desta experiência, a iniciativa vem sendo disseminada em outros estados do país como Minas Gerais e Santa Catarina.

Nas redes sociais somos @freplars e nosso zap é (51) 99478-9399.

* Frente pela Legalização do Aborto do RS

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko