Rádio

Vozes Populares | MST convida voluntários para contribuir na plantação de alimentos saudáveis

Com o "Roçado Solidário", os voluntários se somam aos trabalhadores do campo na plantação em áreas de assentamento

Ouça o áudio:

Voluntários se dispõem a realizar o trabalho no campo junto com os agricultores e agricultoras - Rani de Mendonça
Fazer parte dessa ação do MST me deixa cada vez mais conectada com a terra

Junto ao crescimento do desemprego e a alta nos preços dos alimentos, cresce também o número de brasileiros e brasileiras que passam fome no país. 

Mais de 116 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar no Brasil, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). E com a pandemia a situação só se agrava.

É pensando no sofrimento das famílias que estão em situação de fome que surge o Roçado Solidário, uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  que está disponibilizando uma parte do seu roçado para a solidariedade. 
Cada acampamento e assentamento do MST vai dispor de uma área para que o povo da cidade possa se somar aos trabalhadores do campo para plantar, cultivar e colher alimentos, que serão doados para a Rede de Banco Populares de Alimentos da Campanha Mãos Solidárias. 

Romildo Felix, mais conhecido como Axé, da direção estadual do MST, explica mais sobre a proposta do roçado solidário e o seu funcionamento. ”O roçado solidário foi construído diante da pandemia, com a criação dos Bancos Populares de Alimentos, visando a solidariedade ativa e a participação direta da área urbana com o homem e a mulher do campo na produção da agricultura familiar nessa integração de conhecimentos. Isso é muito gratificante para nós que plantamos e para as famílias que estão necessitadas”.


Voluntários se dispõem a realizar o trabalho no campo junto com os agricultores e agricultoras / Rani de Mendonça

Até o momento já são 10 roçados solidários distribuídos em Pernambuco. Aos sábados voluntários se reúnem dispostos a fazer o trabalho solidário no campo, como é o caso de Laís Araújo, que é estudante de ciências biológicas, fundadora do projeto “Xô Plástico” e fala da sua experiência contribuindo no roçado. “O roçado solidário está sendo uma experiência única na minha vida. Minha família é do campo e passei uma parte da minha infância no interior e fazer parte dessa ação do MST me deixa cada vez mais conectada com a terra. Não é apenas acordar às 4:30 pegar o ônibus e sair da cidade para plantar e colher em um acampamento, é sobre ter contato com os camponeses que vivem ali, com a terra criar novas experiências. O roçado solidário representa para mim um futuro em que a Reforma Agrária Popular e a agricultura familiar camponesa construa soberania alimentar no nosso país", disse.

Lembrando que os alimentos produzidos nos roçados solidários são cultivados de forma agroecológica, respeitando a terra para garantir comida saudável na mesa de quem mais precisa. Em Pernambuco a campanha Mãos Solidárias já doou cerca de 800 toneladas de alimentos. 

Axé nos conta sobre quem pode participar e como fazer para ajudar  a iniciativa. ”Todas as pessoas que tiverem interesse podem participar. A pessoas que estão indo cada um levar um amigo é uma forma de construir a participação das pessoas”

Também é possível colaborar financeiramente com o roçado e a campanha Mãos Solidárias. É só fazer uma doação livre para o PIX CNPJ: 09.423.270.0001.80

O Vozes Populares é uma produção do Brasil de Fato Pernambuco e teve apresentação, roteiro e edição de áudio por Fátima Pereira; edição de texto e coordenação por Rani de Mendonça.


 

Edição: Rani de Mendonça