DÚVIDA

Cravos de pele são bichinhos?

Além de bactérias, há um ácaro chamado Demodex que também vive no sebo de nossa pele

Ouça o áudio:

Reprodução - Reprodução
Estima-se que mais da metade dos seres humanos possuam o Demodex

O tema de hoje foi sugestão de minha amiga Cláudia. Ela ouviu dizer que os cravos de pele, quando escuros, indicam a presença de um animal parasita na pele. Lembro de já ter ouvido várias vezes algo do tipo, que os cravinhos são pequenos bichinhos que vivem na gente. E aí, você acha que isso é real?

Nossa pele possui poros denominados folículos. É onde se formam os pelos e produzido o sebo, aquela substância semelhante a uma gordura que lustra nosso cabelo e pele. Algumas regiões do corpo produzem mais sebo que outras, como é o caso do rosto e das costas.

As vezes o orifício do poro se obstrui, o que acaba por dificultar ou impedir a saída do sebo que é produzido no interior do folículo. Eis a formação do que chamamos de cravo.

Acontece que há inúmeras bactérias que vivem e se alimentam desse sebo. Quando a proliferação de bactérias é grande o suficiente para desencadear uma reação inflamatória em nosso corpo, temos o surgimento das terríveis espinhas. A espinha é um cravo infeccionado.

E, além das bactérias, há um outro ser que também vive no sebo de nossa pele, um ácaro chamado Demodex (há duas espécies principais que vivem em seres humanos: o Demodex folliculorum e o Demodex brevis). 

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

Os ácaros são animais do grupo dos Aracnídeos, cujos representantes mais famosos são as aranhas e os escorpiões. Um carrapato é um ácaro grande, mas a maioria deles são bem pequenininhos, invisíveis ao olho nu. 

Estima-se que mais da metade dos seres humanos possuam o Demodex vivendo em suas peles. É algo normal e que não causa prejuízos à saúde. A fêmea do ácaro deposita seus ovos na saída do poro ou no próprio sebo. Quando ele é liberado leva os ovos para o ambiente. Assim, alguém que não tenha se contaminado pode acabar com novos moradores em seus folículos, por causa do contato com os ovos microscópicos  

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

E a dúvida da Cláudia? Quando o cravo é escuro, é um sinal que nele vivem os Demodex? Não. Os cravos originalmente são claros. Mas, em contato com o ar, podem naturalmente escurecer devido às reações causadas pela presença das bactérias. Assim, quanto maior o orifício do folículo, maior o contato com o ar, e maior a tendência do cravo escurecer.

É incrível pensar que nosso corpo abrigue tantos outros seres, não é mesmo? Tanto a superfície quanto o interior estão repletos de vida! Somos um ecossistema bastante diverso formado por seres minúsculos. Estima-se que para cada célula humana há uma outra de alguma espécie vivendo em nosso organismo. Legal demais, né?

Um abraço (especial pra Cláudia desta vez) e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.

 

Edição: Elis Almeida