no rádio

Bem Viver: saiba como prevenir o suicídio na terceira idade e cuidar da saúde mental dos idosos

Falta de interesse pelos próprios pertences pode ser um sinal; tratamentos do SUS podem ajudar a resgatar a dignidade

Ouça o áudio:

Família pode ter um papel fundamental na prevenção ao suicídio identificando sinais. - Tomaz Silva - Agência Brasil

O programa Bem Viver desta segunda-feira (20) traz o legado de Paulo Freire, patrono da educação Brasileira que completaria 100 anos neste domingo (19) e deixa um legado para a educação reconhecido mundialmente.


Eu gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas, os bichos, as árvores, as águas, a vida
 

O repórter Daniel Giovanaz ouviu pessoas que conheceram e atuaram junto com Freire para relembrar a trajetória do educador que é um dos mais lidos em matéria de educação em todos os tempos. 

Por que o legado de Paulo Freire continua relevante?

Suicídio na terceira idade

Descuidar da própria higiene pessoal, se desfazer de bens pessoais e expressar falta de vontade de viver podem ser alguns sinais de alertas para o suicídio na terceira idade.

"Observe e veja se o comportamento do seu idosos mudou ou está mudando. Conversar a respeito, abrir portar para que a pessoa possa se colocar sem censura-lo", indica a psiquiatra Rita Cecília Reis, no segundo capítulo do especial Setembro Amarelo, da Radiogência Nacional. 

A covid-19 na semana

Nesta edição, o quadro A covid-19 na Semana aborda a demanda represada no Sistema Único de Saúde, como cirurgias e outros tratamentos que deixaram de ser feitos ou foram pausados desde o início da pandemia e agora podem representar um estrangulamento do SUS, caso medidas efetivas não sejam tomadas. 

Leia também: Governo abriu mão de ter sensores baratos e eficazes para detecção precoce de covid no SUS

"São demandas e necessidades que não deixam de existir. A tendência, é que a partir de agora, com boa parte da população vacinada, é que elas voltem a procurar o serviço. A partir de agora a gente vai passar por uma dificuldade maior ainda. A gente teve um financiamento extra, que foi aprovado por conta da covid e deu conta  de algumas necessidades Brasil afora. A partir de agora, especialmente quando acabar este ano, a gente vai passar por um período pior ainda", ressalta o médica da família  e comunidade Aristóteles Cardona Júnior, membro da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares. 

Brumadinho

O programa também traz atualização sobre a cidade de Brumadinho (MG), que pode ter novos empreendimentos de grande impacto ambiental e social.
Em julho passado, a prefeitura passou a autorizar pelo departamento de Meio Ambiente do município, esses tipos de atividades. A medida pode acelerar a promoção de licenças que muitas vezes ficavam paradas na gestão estadual. 

Leia também: Aplicativo cria canal de cobrança por políticas públicas para moradores de Brumadinho (MG)

Atualmente existem apenas 16 funcionários para fiscalizar as 12 empresas atuantes no setor de mineração em Brumadinho, e que podem crescer diante das pressões econômicas e políticas.

"Todo prefeito quer licenciar no município. Eu não acho que deve ser assim para empreendimentos com alto e médio potencial de dano”, afirma Julio Grilo, ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). “O Estado normalmente está mais distante de pressões políticas e tem um corpo técnico que é mais bem capacitado”, ressalta.


Programa Bem Viver é transmitido diariamente na Rádio Brasil Atual, a partir das 11h / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Camila Salmazio