Mídia internacional

Delegação com covid, pizza na rua, ato em hotel: em 48h, Bolsonaro é notícia 4 vezes em NY

Presidente brasileiro está desde domingo nos EUA e já rendeu quatro pautas negativas antes mesmo de discursar na ONU

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A própria equipe do presidente da República divulgou na internet as imagens da comitiva brasileira em Nova York comendo pizza na calçada - Divulgação

Um diplomata da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos Estados Unidos testou positivo para covid-19, segundo informa a correspondente da Globo News em Washington, Raquel Krahenbuhl. 

Continua após publicidade

Veja, abaixo, publicação da jornalista em suas redes sociais, na versão original, postada em inglês.

 

O presidente brasileiro se encontra nos EUA porque discursa, nesta terça-feira (21), na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Bolsonaro e sua comitiva já foram assunto da imprensa internacional por quatro vezes desde que chegaram ao hotel na cidade norte-americana.

::Isolado, Bolsonaro discursará na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)::

Na última antes da suspeita de covid na comitiva, Jair Bolsonaro foi criticado em reportagens que expõem o temor de especialistas de que o evento da ONU se torne um super disseminador da variante delta do novo coronavírus, como se vê na imagem abaixo.


A CBS, rede de TV e comunicação dos EUA, cita Jair Bolsonaro em uma reportagem sobre o risco de a Assembleia da ONU se tornar um "evento de super disseminação" da covid-19 . Clique aqui para acessar / Reprodução/CBS

Antes disso, tinha virado notícia já na noite do domingo (19) ao comer pizza em um restaurante de Nova York onde se servem os produtos na calçada. É que o município exige comprovante de vacinação para a entrada em restaurantes e outros estabelecimentos de acesso público. Veja um exemplo abaixo, de reportagem do jornal britânico The Independent, que cita a insistência de Jair Bolsonaro em desafiar regras sanitárias.


O periódico londrino The Independent descreve Jair Bolsonaro como "famigerado cético sobre a vacina" / Reprodução

Ainda antes disso, já em sua chegada a Nova York no mesmo domingo, o brasileiro chamara a atenção negativamente da imprensa internacional ao ter que entrar pelas portas dos fundos no hotel onde está hospedado, por ordem do Serviço Secreto dos EUA (responsável pela segurança de autoridades internacionais), para que evitasse uma manifestação contrária a ele na entrada principal do estabelecimento, onde também o aguardava a imprensa.

Ninguém o viu chegando, o protesto contra ele é que se tornou a notícia em sua chegada.  A reportagem abaixo foi distribuída pela agência internacional de notícias AFP, dá conta dos protestos no hotel, do medo que o presidente carrega por sua recusa em se vacinar e da pizza que teve que comer na rua. E a Assembleia da ONU sequer começou.


Em pouco menos de 48 horas nos EUA, Jair Bolsonaro já se tornou polêmica negativa por quatro vezes na imprensa internacional. / Reprodução

 

Edição: Vinícius Segalla