NEGACIONISMO

Diretor de Tecnologia do Palácio do Planalto testa alcance de post sobre cloroquina no Twitter

Chefe da TI do Planalto promove tratamento precoce e coloca em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Nas redes sociais, Helio Sant'ana coloca em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19 - Reprodução/GOV.BR

O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria-Geral da Presidência, Hélio Sant'Ana, usou o Twitter para medir o engajamento de uma publicação com os termos "cloroquina" e "ivermectina".

O teste foi feito em sua conta pessoal na rede social na última sexta-feira (20). No perfil, ele se identifica como chefe da TI do Palácio do Planalto, marcando a conta oficial da Presidência em sua descrição.

O uso dos remédios foi uma das principais bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante as ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Nenhum dos medicamentos tem eficácia comprovada no combate à covid-19.

A publicação de Sant'Ana teve mais de 300 compartilhamentos e 4.300 curtidas. Depois da repercussão, ele fez um comentário na própria postagem: "Pelo menos no Twitter ainda não fomos limitados".


Publicação feita pelo diretor de Tecnologia da Informação da Presidência no Twitter / Reprodução/Twitter

Na mesma semana do post de Sant'Ana, uma reportagem da GloboNews revelou que o plano de saúde Prevent Senior não informou seus pacientes com covid-19 que seriam medicados com hidroxicloroquina e ivermectina. A pesquisa feita pela operadora ocultou mortes por decorrência do uso do remédios. 

Nas redes sociais, o diretor de Tecnologia da Informação do Palácio do Planalto tem se notabilizado por fazer comentários fervorosos a favor de Bolsonaro, além de publicações que colocam em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19.


Nas redes sociais, Helio Sant'ana coloca em dúvida a eficácia de vacinas contra a covid-19 / Reprodução/Twitter

Sant'Ana é militar da ativa, tendo ocupado o posto de 1º tenente do Exército Brasileiro de 2009 a 2013. Segundo seu perfil LinkedIn, foi alocado na área de Tecnologia da Informação e atuou como chefe de Segurança e Monitoramento de Redes e coordenador de TI.

No currículo disponível no site do governo federal, a função descrita no mesmo período é mais modesta. No documento, afirma ter sido sub-chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação do Hospital das Forças Armadas.


Perfil de Helio Sant'ana disponível no site da Secretaria-Geral da Presidência / Reprodução/GOV.BR

No início do governo Bolsonaro, passou a ocupar cargo comissionado na Presidência da República. O militar ocupou diferentes cargos na Casa Civil até que assumiu, em março de 2021, a Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria-Geral da Presidência.

Sant'Ana consta no rol de autoridades que deve ter sua agenda oficial publicizada. A seção com seus compromissos até existe no site da Presidência, mas não foi preenchida desde que ele passou a ocupar o posto de diretor. 


Agenda de Helio Sant'ana não tem compromissos oficiais registrados / Reprodução/GOV.BR

Edição: Anelize Moreira