Rádio

Vozes Populares | O que defendem os cristãos progressistas?

"Se defender a queda de um sistema injusto é ser de esquerda, então é muito possível ser cristão e de esquerda"

Ouça o áudio:

Os cristãos progressistas fazem um contraponto à crescente onda conservadora de propagação do fundamentalismo religioso no Brasil
Os cristãos progressistas fazem um contraponto à crescente onda conservadora de propagação do fundamentalismo religioso no Brasil - Guilherme Guilherme
É preciso fazer uma leitura bíblica a partir do nosso chão, a partir da nossa realidade

Religião e política são coisas que não se misturam ou não se discutem. Mito ou verdade? Mito, e dos grandes.  Muitas mulheres e homens de fé acreditam que a linha entre religião e política é mais tênue do que se possa imaginar e é sobre isso que iremos tratar nesta edição do Vozes Populares.

Não dá pra negar a crescente onda conservadora de propagação do fundamentalismo religioso, que reproduz discursos racistas e contra os direitos humanos, principalmente das mulheres e da população LGBT.

Por outro lado, muitos cristãos progressistas acreditam que os ensinamentos contidos nos textos sagrados podem servir para auxiliar na construção da política e na luta em favor dos oprimidos, como é o caso de Jackson Augusto, da coordenação do do Movimento Negro Evangélico (MNE). “ 59% dos evangélicos são negros, então como é que a gente discute um projeto antirracista sem discutir a condição do negro evangélico nessa conjuntura política? É muito difícil. Só de mulheres negras são 25 milhões, então a gente precisa dialogar com esse público e o MNE tem o combate forte contra as estruturas de lógicas religiosas que oprimem, apagam e silenciam o povo negro”, explica.

Segundo Jackson, ser cristão e de esquerda é uma coerência. “Eu costumo dizer que é quase um pleonasmo. Para além da esquerda ser cristão se trata de ter um comprometimento com a justiça e com a vida. Então o cristão tem uma utopia que é o reino de Deus, uma utopia de realidade concreta. A gente tem uma lógica de um Deus que trabalha por ações de libertação no mundo inteiro. Se hoje, defender a justiça social, defender a queda de um sistema injusto é ser de esquerda, então é muito possível, viável e até coerente ser cristão e ser de esquerda”.

Josefina Xavier, é da coordenação do movimento Fé e Vida em Petrolina, no sertão de Pernambuco, uma organização composta majoritariamente por cristãos católicos, que buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária. Uma das principais pautas do movimento é ambiental. com a defesa do rio São Francisco. “A gente se pauta mais na defesa do Rio São Francisco por que a gente acredita que o rio, a água é o primeiro bem precioso que precisa ser público e nunca privatizado. Depois a gente busca defender essa vida no entorno do rio, todos os trabalhos, o que afeta a vida da população ribeirinha, como a questão dos agrotóxicos.”

Para Josefina o papel do cristão na política tem a ver com o exemplo que Jesus deixou na luta para que todos tenham vida em abundância. “O papel do cristão na política é o mesmo do exemplo que Jesus deixou. Eu não vejo um cristão que se abstenha da política e tenha consciência de que está seguindo Jesus Cristo, porque ele veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância. Essa abundância está também nas questões políticas, embora a gente perceba que o sistema político como ele está praticado hoje no Brasil quer tirar o encanto das pessoas da esperança. Mas nós temos que continuar esperando do verbo esperançar, trabalhando, lutando, acreditando e nos formando também”.

O Vozes Populares é uma produção do Brasil de Fato Pernambuco e teve apresentação, roteiro e edição de áudio de Fátima Pereira. Edição de texto e coordenação de Rani de Mendonça.
 

Edição: Vanessa Gonzaga