Rio Grande do Sul

Teatro de Rua

"Brincante Teatro de Lambe-Lambe" tem apresentação na Redenção neste domingo (26)

Espetáculo chega a lugares que muitas vezes não têm acesso à arte e a cultura e valoriza brincadeiras populares

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Teatro de Lambe-Lambe consiste na apresentação "dentro" de uma caixa, com bonecos que contam histórias e fazem brincadeiras - Foto: Lu Kronbauer

O projeto "Brincante Teatro de Lambe-Lambe" realiza uma apresentação neste domingo (26), às 15h, próximo ao chafariz central do Parque da Redenção, em Porto Alegre. A apresentação encerra a temporada, após circular por quatro cidades: Viamão, Alvorada, Gravataí e Cachoeirinha.

A criação deste espetáculo, bem como sua circulação, foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc, através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas.

O projeto conta recursos de audiodescrição para acessibilidade. Em caso de chuva novas datas serão anunciadas.

Amanda Senna e Carolina Senna tocam o projeto de teatro de rua com o objetivo de valorizar a relação do trabalho com a terra, desde o plantio à colheita, recordando as brincadeiras da cultura popular.

Segundo a divulgação do projeto, o teatro de lambe-lambe é uma caixa cênica em miniatura, independente e itinerante que, de forma acessível, democrática e encantadora, chega a lugares que muitas vezes não têm acesso à arte e a cultura.

"O espetáculo brincante propõe apresentar um pouco da cultura brasileira e sua relação primordial com o trabalho na terra. Através de um poema em cordel, conto um pouco sobre essa relação do plantio com os festejos populares", explica Amanda Senna, pernambucana radicada em Viamão.

Muitos talentos deram vida ao projeto

Esse é um projeto que envolveu pesquisa, criação e qualificação cultural. Apesar de classificado como teatro, tem em si a presença das artes visuais, pela plasticidade do boneco, a música, a dança, a literatura de cordel, memória e culturas populares representando em sua essência a diversidade das culturas.

Para a montagem da caixa do teatro lambe-lambe com sua iluminação e articulações, o projeto contou com o artista Tomás Piccinini, inventor do "Sonoras Automatas", e que atua na computação gráfica, nas artes visuais, na música, no teatro e na educação. Thayan Martis, uma artista multidisciplinar, com ênfase na música, nas artes visuais e audiovisuais e que atua como artista visual, cenógrafa e figurinista, além de pandeirista, foi a responsável pelo cenário e elementos cênicos.

Para a confecção das figuras, foi chamada a reconhecida artista, bonequeira, palhaça, poetisa e andarilha Genifer Gerhardt, que fez os bonecos com suas roupas e adereços respeitando cada detalhe, dialogando com a trilha sonora autoral criada por Gutcha Ramil e Dessa Ferreira.

O roteiro é inédito enquanto teatro de lambe-lambe, mas foi premiado pelo Itaú Cultural e Instituto Alana dentro do projeto Infâncias Plurais em 2020, quando foi apresentado num curta-metragem de dois minutos.

"Com o formato de lambe-lambe buscamos agora ampliar as possibilidades de acesso a essa história tão real vivida no nosso Brasil. Aproveitamos o incentivo do financiamento da Lei Aldir Blanc para montar uma estrutura que possibilita maior acessibilidade para o público com deficiência visual e auditiva, em parceria com a OVNI Acessibilidade, oferecendo a possibilidade de áudio descrição e legendas", complementa a criadora do projeto.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira