COVID NA ESPLANADA

Taxa de contaminação de ministros de Bolsonaro é oito vezes superior à da população brasileira

Três ministros foram diagnosticados com a covid-19 nesta semana; 18 chefes da Esplanada já contraíram a covid-19

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Jair Bolsonaro retira a máscara do ministro Gilson Machado (Turismo), um dos poucos a não ter anunciado contaminação pela covid-19 - Reprodução/YouTube

A taxa de contaminação pelo novo coronavírus nos ministros do governo chefiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é muito maior que o índice de contaminação da população brasileira. Desde o início da pandemia, 18 dos 23 chefes de pastas do governo federal contraíram a covid-19.

O percentual de infectados entre os ministros chegou a 78% nesta semana, com a confirmação do diagnóstico dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), que pegou a doença durante viagem presidencial aos Estados Unidos, Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União) e Tereza Cristina (Agricultura).

:: Irritado, ministro Queiroga aponta o dedo médio a manifestantes contrários a Bolsonaro nos EUA ::

Nem todos os ministros incluídos na conta seguem no comando de seus cargos na Esplanada dos Ministérios. Todos eles, contudo, foram infectados enquanto ocupavam o cargo de ministros no governo Bolsonaro. 

A proporção de disseminação do vírus na Esplanada, portanto, é oito vezes maior que a da média da população brasileira. Até o momento, pouco mais de 21 milhões de pessoas contraíram a covid-19 no país (aproximadamente 10% dos brasileiros).

O ritmo do contágio pelo vírus no entorno do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acelerou nesta semana. Além de Queiroga, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do chefe do Executivo, também foi diagnosticado com o coronavírus.

O próprio Bolsonaro segue em isolamento e pode pegar até um ano de prisão caso descumpra uma quarentena de 14 dias depois de chegar ao Brasil na quarta-feira (22), da viagem aos Estados Unidos para participação na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

A adoção do distanciamento social na chegada ao Brasil a todos os integrantes da comitiva foi recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) depois que Queiroga foi diagnosticado com covid-19, ainda em solo estadunidense.

A Anvisa informou ter enviado um ofício à Casa Civil da Presidência da República, dando as orientações sanitárias que seguem as medidas protetivas estabelecidas para controle da pandemia do novo coronavírus. O documento aponta que Bolsonaro também deve segui-las.

LEIA A LISTA DE MINISTROS DO GOVERNO BOLSONARO INFECTADOS (em ordem alfabética):

André Mendonça (Justiça e Segurança Pública);

Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);

Bento Albuquerque (Minas e Energia);

Braga Netto (Casa Civil);

Eduardo Pazuello (Saúde);

Fábio Faria (Comunicações);

Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência);

Luiz Ramos (Secretaria Geral de Governo);

Marcelo Álvaro Antônio (Turismo);

Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações,);

Milton Ribeiro (Educação);

Onyx Lorenzoni (Cidadania);

Ricardo Salles (Meio Ambiente);

Tarcísio de Freitas (Infraestrutura);

Wagner Rosário (Controladoria Geral da União).

TRATAMENTO PRECOCE E NEGACIONISMO

Nessa terça-feira, Bolsonaro discursou na abertura da Assembleia Geral da ONU, onde voltou a defender tratamentos ineficazes contra a covid.

Em um encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, o brasileiro voltou a repetir que não tinha ainda se vacinado. Por não ter a imunização, o presidente foi proibido de adentrar em restaurantes em Nova York, e jantou pizza na calçada no último domingo.

Edição: Anelize Moreira