Cozinha afetiva

Hambúrguer de grão de bico: aprenda duas versões de preparo

A receita pode ser feita com um processador ou na panela de pressão

Ouça o áudio:

A receita é prática e saudável - Sayonara Salum

Comida de Verdade desta semana ensina a preparar o hambúrguer de grão de bico com especiarias. As dicas são da cozinheira Sayonara Salum e exigem apenas cinco ingredientes. 

As dicas são compartilhadas em duas versões, aproveitando o grão de bico cru ou cozido. Quem não tiver processador pode preparar o hambúrguer amassando os grãos com um garfo. 

Aprenda também: Canoa de berinjela: aprenda uma receita nutritiva e simples de fazer

Ingredientes: 

- 300g de grão de bico; 
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 2 colheres de chá de cúrcuma;
- 2coleheres de chá de páprica; 
- 2 colheres de azeite;
- 2 colheres de farinha de aveia (pode ser também farinha de quinoa ou farinha de de arroz).
- sal
- pimenta 
cebolinha
- salsinha

Dicas: deve-se escolher um tipo de farinha sem glúten. Além disso, pode-se variar os temperos 

Modo de fazer:

Continua após publicidade

A receita começa no dia anterior, colocando o grão de bico de molho durante 24 horas, independente de ser feito cru ou cozido. 

Depois das 24h de demolho, comece picando a cebola e o alho no menor tamanho que você conseguir. Na sequência, refogue um fio de azeite e coloque uma pitadinha de sal. Coloque os grãos -escorra bem antes - quando os primeiros ingredientes estiverem refogados. 

Depois acrescente os demais temperos, cúrcuma, páprica, mais sal, pimenta e deixe mais 2 minutinhos só para uma incorporada nos temperos. Depois passe pelo processador. Coloque também uma colher de azeite porque ajuda no preparo. 

Tira do processador e coloque numa tigela. Daí que você vai colocar a farinha de aveia ou algo que você escolher. Siga devagarzinho para ir percebendo o ponto, e conseguir modelar o hambúrguer sem deixá-lo grudento.

Dica: colocar a massa na geladeira por 1 hora. Isso ajuda a modelar. 

Depois modele, deixando uma espessura de 1 cm. Passe para a frigideira e faça só uma selada com um fio de azeite de cada um dos lados por dois minutinhos. Está prontinho para você saborear. 

E para quem não tem processador?

Você pode cozinhar o grão de bico na panela de pressão por uns 15 minutos depois que ele estiver demolhado. Escorra. 

Dica: tem pessoas que tiram a casca. Pode-se manter a casca por ser nutritiva e incorporar, dar um rendimento no preparo.

Depois amasse com um garfo e faça o mesmo processo da outra receita. Neste caso, é necessário também aumentar a quantidade de farinha. 

Edição: Daniel Lamir