Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Aliança global

Um dia após vitória do SPD na Alemanha, Lula se reúne com representante da sigla no Brasil

Lula e Gleisi estiveram com Christoph Heuser e saudaram a vitória dos sociais-democratas alemães; “Lula terá meu apoio"

28.set.2021 às 10h34
Ivan Longo
|Revista Fórum

Lula e Hoffmann se encontram com Christoph Heuser, representante da Fundação Friedrich Ebert Brasil, que é ligada ao SPD - partido social-democrata alemão - Arquivo pessoal Gleisi Hoffmann / Twitter

O ex-presidente Lula (PT) não perdeu tempo e, nesta segunda-feira (27), um dia após a vitória do SPD (Partido Social-Democrata) nas eleições da Alemanha, se reuniu com um representante de entidade política ligada à sigla alemã no Brasil.

Junto com a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), Lula esteve na parte da tarde com Christoph Heuser, da Fundação Friedrich Ebert Brasil, que é associada ao SPD.

:: Análise | O fim da Era Merkel e a volta da centro-esquerda ao poder na Alemanha: e agora? ::

“Junto com Lula tive a satisfação de receber Christoph Heuser, da Fundação Friedrich Ebert, do SPD, partido q ganhou maior número de cadeiras no parlamento alemão. Parabenizamos a vitória e desejamos q o governo da social democracia seja p/ampliar o bem estar do povo!”, escreveu Gleisi ao publicar uma foto do encontro em suas redes sociais. Lula, por sua vez, compartilhou a imagem em seu perfil oficial.

Segundo a Fundação Friedrich Ebert, na reunião foram tratados os “rumos da democracia no Brasil e no mundo e como os resultados da eleição alemã impactam e apontam novos caminhos para a Alemanha e a política global”.

:: Em plebiscito, Berlim vota pela expropriação de imóveis de grandes imobiliárias ::

Após o encontro, o PT divulgou uma carta, assinada por Lula e Gleisi, saudando a vitória dos SPD na eleição alemã. “Estamos certos de  que sob a liderança do SPD, a Alemanha irá contribuir para um mundo mais equilibrado, multipolar e solidário, que reflita a geopolítica do século XXI”, diz um trecho do documento.

Com vitória apertada, o SPD conquistou a maioria das cadeiras no parlamento alemão. Agora, a sigla tentará formar uma coalizão com o partido Os Verdes (esquerda ligada às causas ambientais) e com o FDP (Partido Democrático Liberal) para montar um governo e emplacar o social-democrata Olaf Scholz como novo chanceler, após 16 anos de chancelaria comandada por Angela Merkel, que é do CDU (União Democracia Cristã), partido que ficou em segundo lugar neste pleito.

:: Opinião: A Alemanha quer mudança ::

Proximidade entre Lula e sociais-democratas alemães

O PT tem uma proximidade que não vem de hoje com os sociais-democratas da Alemanha e a chance de Lula vencer as próximas eleições abrem a possibilidade de uma relação ainda mais amistosa entre o Brasil e o país Europeu caso o SPD consiga, de fato, formar uma coalizão e montar um governo com seu representante, Olaf Scholz, como novo chefe de Estado.

Uma das ocasiões em que a relação entre Lula e os sociais-democratas alemães foi explicitada se deu na visita que ex-líder do SPD e ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, fez ao petista na prisão em agosto de 2018.

Na ocasião, Schulz disse “nós [sociais-democratas] temos um grande interesse em uma vitória eleitoral do PT”, e declarou ainda que não é “um especialista na lei criminal brasileira” mas que “confia” e “acredita” em Lula.

:: Eleições na Alemanha: Scholz salva social-democratas, mas pode não suceder Merkel ::

“O Brasil merece um presidente que defenda a justiça social, o respeito e a cooperação multilateral. Este é o projeto do Partido dos Trabalhadores que eu apoio”, afirmou.

O ex-presidente brasileiro, por sua vez, entregou uma carta ao líder alemão em que diz: “Aos companheiros democratas da Alemanha, quero agradecer a solidariedade de vocês desde os tempos das greves de 1980. Agora fizeram um golpe, tirando uma presidente eleita, e agora com um golpe judicial não querem que eu concorra a Presidência do Brasil. Conto com a solidariedade do povo alemão”.

Os dois políticos já tinham estado juntos em outras ocasiões, como em 2015, quando o petista foi a Berlim. “Um prazer encontrar o ex-presidente do Brasil e inspirador progressista Lula da Silva”, disse Schulz à época.

Já em março deste ano, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou o processo do triplex do Guarujá, declarou a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e devolveu a Lula seus direitos políticos, Schulz foi às redes sociais para, mais uma vez, declarar apoio ao petista em um pleito eleitoral. “Há dois anos visitei o ex-presidente brasileiro Lula em Curitiba – em sua cela de prisão. O Supremo Tribunal Federal deu-lhe ontem de volta todos os seus direitos políticos e ele deve concorrer às eleições de 2022! Terá o meu apoio”, escreveu.

“Se Lula tivesse sido candidato, Bolsonaro não teria sido eleito. É preciso ter em mente que o que sustenta a democracia não é só a vontade popular, mas também a vontade da mídia, que está disposta a sacrificar a democracia em nome de seus interesses”, declarou ainda.

Poucos dias depois, em 24 de março, Schulz e Lula tiveram uma reunião virtual. “Solidariedade com as brasileiras e brasileiros nesse dramático momento de crise sanitária, econômica e ambiental. O negacionismo da ciência não pode ser o caminho! Obrigado Lula pela excelente conversa e seu compromisso com o Brasil!”, afirmou o alemão na ocasião.


Lula e Schulz conversam em reunião virtual sobre a crise sanitária global e seus desdobramentos / Arquivo pessoal Martin Schulz / Twitter

As ligações de Lula com a social-democracia alemã não se limitam a Schulz. Em março de 2020, poucos meses após deixar a prisão, por exemplo, o ex-presidente fez uma viagem pela Europa e, quando esteve em Berlim, visitou a sede do SPD e se reuniu com o presidente da legenda, Norbert Walter-Borjans.

“A democracia não é uma questão dada. Ela exige que nós saibamos o tempo todo que ela está em perigo”, disse Walter-Borjans neste dia.

 

Conteúdo originalmente publicado em Revista Fórum
Tags: alemanhalula
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ESCÂNDALO

Alcolumbre lê requerimento que cria CPMI sobre fraudes no INSS

MISSÃO EM ISRAEL

Secretário de Segurança de Porto Alegre decidiu permanecer em Israel apesar de risco

Análise

Bolsonarismo usou Abin como ‘gestapo’ contra opositores e teme delação de ex-presidente, diz cientista político

Violência de Gênero

Única vereadora de Formigueiro (RS) é encontrada morta com pelo menos 10 facadas

Mudança Climática

Chuvas fortes provocam danos em 23 municípios gaúchos

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.