Acompanhe

Tumultuado, depoimento de Luciano Hang é interrompido após duas horas e quatro perguntas

Senador Omar Aziz suspendeu a sessão após pedir a retirada de um dos advogados do depoente da sessão

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O depoente empresário Luciano Hang chega ao Senado Federal acompanhado de senadores - Edilson Rodrigues/Agência Senado

Depois de cerca de duas horas e três perguntas, o depoimento do empresário bolsonarista Luciano Hang, dono das lojas Havan, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta quarta-feira (29), foi interrompido.

Continua após publicidade

O presidente Omar Aziz (PSD-AM) decidiu suspender a sessão após solicitar a retirada de um dos advogados do depoente da sala. Segundo o senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou que um dos advogados de Hang o ofendeu durante a sessão. 

Até o momento, Hang respondeu apenas quatro perguntas. Nas duas primeiras, Hang confirmou que tem contas no exterior e empresas offshore no exterior.

Na terceira, foi questionado se já recebeu algum benefício fiscal de algum governo, seja municipal, estadual ou federal, ele confirmou que sim. Na última, questionado se utilizou recursos de bancos públicos para financiar a sua rede de empresas, Hang afirmou que nunca recebeu dinheiro do banco estatal.

No começo, Hang aproveitou os 15 minutos para fazer propaganda de sua empresa. O depoente chegou a exibir um vídeo propaganda da Havan.

Até o momento, o depoimento foi marcado por fortes tumultos entre os senadores. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) chegou a chamar a CPI de “circo”.

Porque Luciano Hang está na CPI?

As investigações acerca da operadora de saúde Prevent Senior levantaram indícios de que Luciano Hang levou a defesa do tratamento precoce muito a sério.

Quando a sua mãe, Regina Hang, contraiu o novo coronavírus e depois veio a óbito, o empresário publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que nunca deu nenhum desses remédios para a mãe e se questionando: “será que se eu tivesse feito o tratamento preventivo, eu não teria salvado a minha mãe?".

Depois, a partir de um dossiê elaborado por 15 médicos que trabalharam na Prevent Senior entregue à CPI da Covid, descobriu-se que a declaração de óbito da mãe do bolsonarista foi fraudada. Além de não constar covid-19 como a causa da morte, "o prontuário médico da sra. Regina Hang prova que ela utilizou o kit antes de ser internada e que repetiu o tratamento durante a internação, assim como registram que seu filho, Sr. Luciano Hang, tinha ciência dos fatos".

::Pacto entre Economia e "gabinete paralelo" volta à pauta e ameaça blindagem a Guedes na CPI

Pela defesa do tratamento precoce e a proximidade com o governo federal, os senadores acreditam que Luciano Hang também faz parte do chamado gabinete paralelo. O grupo seria formado por figuras de fora do governo federal que aconselhariam o presidente acerca do uso de medicamentos comprovadamente ineficazes pela ciência contra a covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina.

Como o grupo também é investigado por disseminar notícias falsas, uma vez que faziam a defesa de medicamentos sem nenhuma eficácia comprovada, Hang também é investigado por ser um dos disseminadores. 

Segundo documentos da CPI, divulgados por uma reportagem da TV Globo, Luciano Hang financiou o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por divulgação e realização de atos antidemocráticos e propagação de notícias falsas. Ainda segundo a comissão, a ponte entre ambos foi intermediada pelo filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.

Edição: Anelize Moreira