Rádio

Vozes Populares | Agrofloresta respeita ciclos da natureza e pensa as questões sociais do campo

Em Pernambuco, o MST está fazendo a transição de suas áreas de produção para sistemas agroflorestais

Ouça o áudio:

Em Pernambuco, o MST optou pela transição completa e agroflorestal  de seus territórios de atuação - Comunicação do MST no RS
"Na agrofloresta o nosso maior insumo é o conhecimento"

Você sabe o que são os Sistemas Agroflorestais? Plantar alimentos com respeito aos ciclos das florestas. Utilizar da capacidade produtiva da própria natureza para plantar comida. Cuidar da terra e compreender a produção como um sistema. Respeitar as relações sociais em torno da produção. São esses alguns dos princípios dos Sistemas Agroflorestais, os SAF´s. 

O agrofloresteiro Namastê Messerschmidt explica que as agroflorestas são construídas por meio da união das plantas em um mesmo terreno, e que o maior insumo é o conhecimento que se difunde a partir das trocas de experiências “A agrofloresta é uma agricultura que busca replicar as tecnologias que existem em nossos meios, que existem nas florestas. A gente busca tentar entender essa tecnologia e trazer isso para agricultura, como por exemplo, a matéria orgânica que só de cobrir o solo a gente está economizando água, a gente traz a fertilidade e cada vez o solo vai ficando melhor com a matéria orgânica. Então fazer agrofloresta é buscar dar às plantas um ambiente parecido com o que elas têm na natureza. Na agrofloresta o nosso maior insumo é o conhecimento e isso a gente tem que despejar com a maior abundancia”, disse.

Em Pernambuco, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) optou politicamente em fazer a transição dos processos produtivos dos assentamentos e  tem desenvolvido uma série de práticas de formação e investimento, visando a transição completa e agroflorestal dos seus territórios de atuação.

Para Namastê é importante a contribuição de movimentos como o MST, que fazem uma decisão política de produzir de forma sustentável, compreendendo que quem melhor faz agricultura é a própria natureza. “Eu costumo dizer que o MST tem uma tecnologia de juntar pessoas e a agrofloresta a tecnologia de juntar plantas, então esse é um casamento que vem dando certo, com toda a organização que o MST de organizar as pessoas, de voltar as pessoas para o campo e voltar fazendo uma agricultura que regenere, que aumente a vida, que aumente a fertilidade, isso é algo muito potente, é algo muito importante. A agroecologia trabalha todas essas questões de não uso de agrotóxicos, de distribuição de terra, de relações de trabalho justo, e a agrofloresta agroecológica segue esses princípios do agroecologia”, reforça.

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga