CPI da Covid

Cremesp é acusado de manipular arquivos sobre Prevent Senior

Conselho Regional de Medicina de SP teria criado força-tarefa para alterar denúncias, diz Rogério Carvalho

|

Ouça o áudio:

"O Conselho Regional arquivou várias denúncias. Neste momento eles estão fechados alterando os arquivamentos que fizeram", disse o senador Rogério Carvalho - Jefferson Rudy / Agência Senado

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) informou durante a CPI da Covid ter recebido informação que coloca sob suspeita a conduta do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

“Recebi informação de que o Conselho está com portas fechadas manipulando denúncias arquivadas”, disse o parlamentar. A suposta manipulação do órgão de classe – que estaria fechado em uma “força-tarefa” – teria ligação com documentos sobre a Prevent Senior.

Merece busca e apreensão antes que mudem tudo. O Conselho Regional arquivou várias denúncias, pois neste momento (eram 16h13 desta quinta, 30) estão fechados alterando os arquivamentos que fizeram. Caberia um requerimento de busca e apreensão para termos a documentação da Prevent Senior que está sob a guarda do Cremesp”, completou Carvalho.

A CPI averiguou acusações sérias contra a Prevent Senior. De fraudes em atestados de óbitos para omitir mortes de covid-19 a práticas de cortar oxigênio de pacientes em busca de economia. O plano de saúde também é acusado de fazer experimentos com pacientes idosos, sem conhecimento deles ou da família. Foram administrados medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19, inclusive com poder de intoxicação e que de provocar ou agravar problemas cardíacos.

Investigações

Após as denúncias contra a Prevent Senior, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) abrirá uma CPI para investigar práticas do plano de saúde. O presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari (PSDB), confirmou na segunda-feira (27) a instalação da comissão.

“Acabo de receber o pedido para criar a CPI que vai apurar as denúncias envolvendo a operadora de saúde Prevent Senior. O requerimento vai tramitar na Alesp com a urgência que tema exige”, disse o deputado.

Além da Assembleia Legislativa, a Câmara dos Vereadores de São Paulo também autorizou a instalação de uma CPI em âmbito municipal, ao aprovar requerimento do vereador Antonio Donato (PT). A suspeita de fraude na Cremesp também deve entrar nas investigações, além das denúncias contra a Prevent.

“A conduta da empresa Prevent Senior no enfrentamento da Covid-19 pode ter levado a óbito diversos munícipes paulistanos. Pode, inclusive, estar caracterizado crime de homicídio doloso a ser tipificado no quadro diretivo da citada empresa”, afirma o requerimento apresentado por Donato.