Rio Grande do Sul

Igualdade

Movimento Independente 50-50 de Advogadas Gaúchas se encontra com presidente da OAB RS

Reunião tratou das próximas eleições da entidade, quando as chapas deverão ter igualdade de gênero e cotas raciais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Presidente da OAB RS, Ricardo Breier recebeu, na sede da entidade, parte da coordenação do Movimento Independente 50-50 de Advogadas Gaúchas - Reprodução

Na tarde desta terça-feira (21), uma representação do Movimento Independente 50-50 de Advogadas Gaúchas (MI 50-50) se reuniu com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, Ricardo Breier. O encontro aconteceu na sede da Seccional gaúcha, que recebeu parte da coordenação do MI 50-50.

:: Conheça o Movimento Independente 50-50, após um ano de existência ::

A pauta da reunião foram as eleições da entidade, que serão realizadas em novembro deste ano, quando todas as chapas concorrentes, em todas as esferas, deverão contemplar a igualdade de gêneros e cotas raciais de no mínimo 30% para autodeclarados negros. Ainda em agosto, o o MI 50-50 enviou um oficio ao presidente da OAB RS, solicitando e reiterando que a presidência e o Conselho Estadual da entidade mobilizassem e orientassem a advocacia gaúcha no sentido da nova regra.

Na avaliação da coordenação do movimento, a reunião foi positiva e realizada no momento necessário, considerando que o Conselho Estadual da entidade se reunirá nesta sexta-feira (24) para deliberar sobre a constituição da Comissão Eleitoral e outras providências.

O MI 50-50 foi representado por três das suas oito coordenadoras: as advogadas Denise Argemi, Luciana Almeida da Silva Teixeira e Nelnie Lorenzoni. O novo regramento que obriga as cotas de gênero e raciais na inscrição de chapas foi aprovado em dezembro de 2020, durante o Pleno do Conselho Federal da OAB.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira