Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

2 DE OUTUBRO

Brasília: manifestantes marcham até o Congresso pedindo que Bolsonaro “pague por seus crimes”

Protesto reuniu milhares de integrantes de movimentos sociais e partidos em caminhada na Esplanada dos Ministérios

02.out.2021 às 13h32
Brasília (DF)
Paulo Motoryn

Caminhada foi do Museu da República ao Congresso Nacional na tarde deste sábado (2) - Ricardo Stuckert

Partidos políticos, centrais sindicais e movimentos populares fizeram ato pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (2), em Brasília. A manifestação ocorreu em cidades de todas as regiões do país.

Os manifestantes marcharam ao longo da Esplanada dos Ministérios. O ato começou às 15h30, com concentração no Museu da República. Por volta das 17h, a caminhada rumou ao Congresso Nacional. O ato terminou por volta das 18h.

::Motorista atropela e arrasta manifestante por 100 metros em ato contra Bolsonaro no Recife (PE)::

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e os deputados distritais Fábio Félix (PSOL) e Arlete Sampaio (PT) estiveram na manifestação, além de dirigentes partidários e integrantes de movimentos sociais e de juventude. A maior parte dos discursos feitos em carros de som cobrou o impeachment de Bolsonaro.

O povo vai derrubar o genocida. Jair vai cair! #2OutubroForaBolsonaro pic.twitter.com/1UgvWm4yOc

— Erika Kokay (@erikakokay) October 2, 2021

Tá gigante o #2OutForaBolsonaro
Seguiremos mobilizados até mandar o genocida pra cadeia! #ForaBolsonaroGenocida pic.twitter.com/yEMlEqVR9G

— Fábio Felix 🏳️‍🌈 (@fabiofelixdf) October 2, 2021

O presidente do PSOL-DF, o advogado Marivaldo Pereira, disse ao Brasil de Fato que "a continuação do governo Bolsonaro é inviável". Segundo ele, os atos representam uma indignação cada vez maior com a gestão do Executivo federal.

"Aqui no Distrito Federal temos a unidade da federação mais desigual. A fome avança a olhos vistos. Isso está aumentando a indignação da população. Por isso, temos esse ato lindo, tanta gente na rua pedindo que Bolsonaro pague por seus crimes. Lira precisa aceitar o pedido de impeachment para que o presidente responda à lei e vá à prisão", disse.

Marivaldo comentou ainda o coro contra a reforma administrativa (PEC 32), presente em discursos e faixas na manifestação da capital federal. O tema foi trazido à tona por entidades sindicais de servidores públicos que estiveram presentes na Esplanada dos Ministérios.

::No Rio, manifestação mostra ampliação de forças políticas contra o governo de Jair Bolsonaro::

"A PEC é um escândalo. Bolsonaro quer fazê-la para trazer seus apadrinhados. Quer preencher o governo com seus asseclas e desmontar o Estado brasileiro. O que salvou a gente até agora de não ter dois, três ou até quatro milhões de mortos foi o funcionalismo publico, foi o SUS. Com essa reforma administrativa, o SUS implode e o serviço publico acaba", declarou o presidente do PSOL no DF.

Até o momento, a Polícia Militar do Distrito Federal não divulgou uma estimativa de público para o ato na capital federal. A reportagem observou que os manifestantes usaram máscaras e a organização chegou a oferecer álcool gel a algumas pessoas.

A manifestação foi convocada por movimentos sociais, centrais sindicais e das Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, que constroem a Campanha Fora Bolsonaro. O ato teve a presença de integrantes de diversos partidos. As seguintes siglas aderiram à manifestação: PSOL, PT, PCdoB, PSB, PDT, Cidadania, Solidariedade, Rede, Partido Verde, PSTU e PCB.

Editado por: Vinícius Segalla
Tags: brasiliaimpeachmentmanifestaçãomovimentos sociaisprotesto
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Rodovia e pedágios

‘Nova Raposo é um projeto incompatível com o século 21’, critica ambientalista

GENOCÍDIO

Israel mata 120 palestinos que buscavam ajuda e total de mortes em Gaza chega a 55 mil

EXTREMA DIREITA

Em visita a Israel, Javier Milei anuncia mudança da embaixada argentina no país de Tel Aviv para Jerusalém

TEATRO

Clássico do suspense, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ volta aos palcos do Recife

ATMOSFERA DE CRISE

EUA vivem nova ‘caça às bruxas’ com perseguição de imigrantes, diz internacionalista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.