Mudança

Fumio Kishida é o novo primeiro-ministro do Japão

Troca de premiê, contudo, não deve significar mudanças significativas para a população japonesa

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Novo premiê será responsável por liderar a terceira maior economia do mundo - Toru Hanai / AFP

O Parlamento do Japão nomeou Fumio Kishida como o novo primeiro-ministro do país nesta segunda-feira (4). O novo premiê é do mesmo partido de Yoshihide Suga, que deixa o cargo para seu colega do Partido Liberal Democrático assumir o poder.

Continua após publicidade

A coalizão do Partido Liberal Democrático detém uma ampla maioria no Parlamento, de modo que a mudança já era esperada após Suga ficar cerca de um ano no poder.

Kishida foi ministro de Relações Exteriores e da Defesa durante o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, que governou o Japão de 2012 até 2020.

O novo premiê assume com a responsabilidade de liderar a terceira maior economia do mundo. A expectativa é de que ele não mude significativamente as políticas do atual governo. De acordo com especialistas, ele enfrentará inúmeros desafios, desde tentar redirecionar a economia na etapa pós-pandemia, até lidar com as relações com a China e a Coreia do Norte.

Durante sua campanha e já como primeiro-ministro, Kishida afirmou que uma de suas prioridades será fortalecer a aliança com os Estados Unidos para enfrentar a crescente influência da China.

No entanto, analistas acreditam que seu governo provavelmente tentará explorar um caminho que conduza à formação de uma política estável com a China no contexto da competição entre Pequim e Washington, levando em consideração a sólida relação comercial com o gigante asiático.

Edição: teleSUR