pandemia

O escândalo da Prevent Senior é um caso isolado? Entenda no Programa Bem Viver

Ações podem ter ocorrido em outras operadoras, já que o Ministério da Saúde orientou médicos a receitarem “kit covid”

Ouça o áudio:

Kit Covid-19 recomendado pelo Ministério da Saúde é uma mistura de ivermectina, cloroquina, hidroxicloroquina e azitromicina - Divulgação
As acusações contra a Prevent Senior chocam porque invertem o princípio da medicina

 

O que o caso da operadora de saúde Prevent Senior revela sobre o sistema privado de saúde no Brasil? Para o médico de família e comunidade Aristóteles Cardona existe a possibilidade que as infrações da operadora – acusada de ter feito pacientes de cobaia para testar medicamentos contra covid-19 – não estejam restritas a ela, uma vez que o próprio Ministério da Saúde chegou a orientar médicos a receitarem remédios do chamado “kit covid”, sem eficácia comprovada para tratar a doença.

“Existem notícias, indícios e informações de planos de saúde que atuaram liberando esse tipo de kit para os usuários. É preciso avaliar onde isso ocorreu, inclusive no setor público. O próprio [ex-ministro da Saúde] Eduardo Pazuello assinou um protocolo de orientação para médicos com o tal do kit covid”, disse Cardona ao podcast Covid-19 na Semana, repercutido na edição de hoje (4) do Programa Bem Viver.

:: Pandemia: Brasil assiste a novos capítulos do escândalo da Prevent e libera torcidas em estádio ::

Na última sexta-feira (1), a Defensoria Pública da União entrou com ação contra o Conselho Federal de Medicina cobrando uma indenização de R$ 60 milhões por danos morais coletivos pelo fato de o grupo liberar o uso de cloroquina para o tratamento da covid-19. A Defensoria enfatiza que a liberação ocorreu mesmo após estudos científicos comprovarem a ineficácia dos medicamentos do kit covid para tratar a doença.

Para a Defensoria, a postura do Conselho serviu para dar amparo, tanto científico quanto como de garantia de impunidade, para grupos usarem medicamentos comprovadamente ineficazes com pacientes. O órgão classificou como “atrocidades” as ações que a Prevent Senior teria comedido. O processo está sob responsabilidade da 22a Vara Cível Federal de São Paulo.

“O objetivo da medicina é trabalhar o máximo possível para que pessoas saiam bem. As acusações contra a Prevent Senior são muito chocantes invertem todo o princípio da medicina em nome de números e de propaganda política”, disse Cardona.

Radinho BdF

O Radinho BdF, podcast infanto-juvenil do Brasil de Fato, foi premiado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal na categoria “Áudio”. A condecoração homenageia jornalistas e produtores de conteúdo que abordam questões de relevância sobre saúde da criança.

O programa tem uma proposta ousada: debater assuntos pertinentes do Brasil e do mundo em uma linguagem acessível pras crianças, colocando-as como protagonistas da discussão. Os jurados elogiaram a proposta e apontaram a importância de produzir jornalismo para crianças.


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Piolho de cobra

Quem conhece um pouco de compostagem, sabe que um dos grandes segredos são as minhocas, que fazem um trabalho fundamental na decomposição da matéria orgânica. O que pouca gente sabe é que o piolho-de-cobra, também chamado de gongôlo, pode ser ainda mais eficiente nesse processo, com função ecológica muito semelhante à das minhocas.

Biólogos e agricultores defendem que o gongôlo tem papel fundamental nas plantações agroecológicas, com uma incrível capacidade de decomposição, que gera o chamado gongocomposto. Como o nome sugere, trata-se do material que o bicho gera ao se alimentar de compostos orgânicos, como casca de frutas, sementes e caroços. Essa substância é extremamente nutritiva e funciona muito bem para adubar plantas, especialmente mudas.

Bienal do livro de Pernambuco

Até o próximo dia 11 ocorre a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, maior evento literário do Nordeste. Por conta da pandemia, o evento terá formato híbrido, com atividades presenciais e remotas. A programação, toda gratuita, conta palestras com autores e editores, além do lançamento de livros e homenagens a grandes nomes da literatura nacional e regional.

Um dos homenageados deste ano será Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil, que teria completado 100 anos em setembro de 2021. Além dele, Cida Pedrosa, escritora e poetisa pernambucana vencedora do Prêmio Jabuti do ano passado, também receberá homenagem.

Alguns pontos da programação merecem destaque especial: amanhã (5), a partir das 17h, o evento terá a presença de Cida Pedrosa, que participa do círculo de ideias chamado “A Literatura de Letra Pernambucana”. Junto dela, participa a escritora Clarice Freire, também de Pernambuco.


Confira os horários de transmissão do programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes