Rio de Janeiro

Momento certo?

Após estimar para novembro, Rio adianta flexibilização do uso de máscaras para este mês

Pesquisadores defendem as máscaras como o principal meio de conter o vírus até que a vacinação atinja 80% da população

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além da liberação do uso de máscaras em local aberto e sem aglomeração, também serão permitidos eventos para até 1 mil pessoas em locais abertos - Fábio Motta/AFP

Inicialmente pensada para o mês de novembro, a estimativa de liberar o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração aos cariocas agora foi adiantada para este mês de outubro. A Prefeitura do Rio de Janeiro justifica a avaliação com base na cobertura vacinal: a partir do próximo dia 15 o município poderá atingir a imunização de 65% da população. 

A informação está contida na ata de uma reunião do comitê científico que foi compartilhada pelo prefeito, Eduardo Paes, no Twitter, na tarde da última segunda-feira (4).

Leia também: Flexibilização das máscaras: Rio estuda dispensar uso em novembro; Niterói suspende nas praias

"O Comitê Científico é composto por 2 ex-ministros da saúde, por um ex-secretário nacional de vigilância em saúde, além de representantes da UFRJ, Uerj, UniRio e Fiocruz. Eles é que dão o comando aqui em conjunto com o secretário. Meus comentários partem sempre do que decide o Comitê Científico. Ou é para seguir a ciência ou não é! Eu sigo, ", disse o prefeito na postagem.

Apesar da afirmativa do prefeito, a comunidade científica defende o uso da proteção facial como o principal meio de conter, como proteção individual e coletiva, a transmissão do vírus que ainda está em circulação no mundo todo e não está controlado. O recomendado é que a cobertura vacinal chegue a 80% para flexibilização do uso das máscaras. 

Leia mais: Eventos-teste sem máscara no Rio de Janeiro são "absurdo", diz ex-ministro

Ainda segundo a estimativa da prefeitura, além da liberação do uso de máscaras em local aberto e sem aglomeração, também serão permitidos eventos para até 1 mil pessoas em locais abertos, sendo que neste caso, a proteção facial continua sendo obrigatória, mas não haverá necessidade de exigência de apresentação de teste de covid-19.

Ainda nesta fase, as danceterias, boates, casas de shows e festas voltam a ser permitidas. Porém, nesses casos será necessário apresentar comprovação de esquema vacinal completo. O uso de máscara também será obrigatório e a capacidade de público nestas situações estará limitada a 50% da capacidade desses espaços.

A partir do mês de novembro, a previsão é de que as máscaras só serão obrigatórias nos transportes públicos, nas unidades de saúde ou em locais fechados.

Edição: Mariana Pitasse