Rio de Janeiro

PANDEMIA

Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) suspende obrigação do uso de máscaras em locais públicos

Decisão contraria comunidade científica, que recomenda uso da proteção facial para conter avanço da covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ato 19J Rio de Janeiro
Cientistas afirmam que recomendado é que a cobertura vacinal chegue a 80% para flexibilização do uso das máscaras - Eduardo Miranda

A Prefeitura de Duque de Caxias publicou na noite da última terça-feira (5) um decreto desobrigando o uso de máscara facial para evitar a proliferação do vírus da covid-19 no território do município.

Segundo o prefeito da cidade, Washington Reis (MDB), a nova determinação leva em conta o alto número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus na cidade da Baixada Fluminense e os índices de casos em constante queda.

Leia também: Após estimar para novembro, Rio adianta flexibilização do uso de máscaras para este mês

O decreto afirma que “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do Município de Duque de Caxias”.

A Prefeitura esclareceu que o caso não se aplica às pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas com o vírus coronavírus durante o período de transmissão.

Duque de Caxias aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra o coronavírus. O município informou que pouco mais de 70% da população alvo foi imunizada com a primeira dose. A segunda dose na cidade da Baixada Fluminense alcançou, até o momento, 46,8% do público alvo.

Ciência

Apesar da decisão, a comunidade científica defende o uso da proteção facial como o principal meio de conter, como proteção individual e coletiva, a transmissão do vírus que ainda está em circulação no mundo todo e não está controlado. O recomendado é que a cobertura vacinal chegue a 80% para flexibilização do uso das máscaras. 

Edição: Eduardo Miranda