Purgatório econômico

Tempero da Notícia: Paulo Guedes fica mais rico quando o real fica mais fraco

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Variação cambial deixa Guedes e Campos Neto mais ricos, eles manobram ferramentas cambiais

Na edição do Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, Rodrigo Vianna traz a análise sobre as revelações do projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que apontam, entre mais de 300 figuras públicas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como mantenedores de recursos em contas offshore no exterior.

Ambos terão que prestar explicações na Câmara e no Senado. Fato que para Vianna, mostra o isolamento do ministro. "Eles não confiam no sistema bancário e na economia brasileira para manter dinheiro lá fora?", questiona o jornalista, que explica como ministro e presidente do BC ganham lá fora com a variação cambial do real, que eles manobram aqui dentro.

::Análise | Guedes ganhou 200 salários-mínimos em um só dia::

Ainda na Receita da Semana, o programa fala da repercussão sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. 

Em mais um ingrediente, vem a pesquisa Quaest divulgada nesta semana que reafirma: Lula tem larga vantagem em vários cenários para as eleições de 2022 e é apontado entre os adversários como mais preparado para resolver a crise da economia no Brasil. Vianna opina também sobre os encontros e articulações do ex-presidente em Brasília.

::Lula encerra viagem ao DF e diz que "só um Estado forte pode acabar com a fome no Brasil"::

Tem ainda o caso de Tatiana Garcia Bressan, ex-estagiária do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que seria informante do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, e terá que depor à Polícia Federal. A determinação é do relator do inquérito do financiamento e propagação de atos golpistas, o ministro Alexandre de Moraes.

Além do "chocante", como definiu Vianna, depoimento na CPI da covid de um ex-paciente da Prevent Sênior que foi encaminhado para a morte e sobreviveu.

Para o quadro Panela de Pressão, o jornalista aponta para a mídia corporativa, que abafou o caso das offshores, uma vez que proprietários das empresas de comunicação também são citados nos documentos.

"Porque eles são sócios da política econômica e também gostam de esconder o seu dinheiro no exterior", apimenta o apresentador.

Veja mais: O que é offshore e como os paraísos fiscais afetam a sua vida

Cafezinho da semana vai para manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) que foram para o Ministério da Economia, em Brasília, e fizeram um escracho, uma movimentação simbólica criativa e bem-humarada, para denunciar que "enquanto Paulo Guedes guarda dinheiro em paraíso fiscal, o povo vive o inferno da recessão, da inflação, do desemprego e da fome".

::Guedes no paraíso, o povo no inferno::

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid