Dia de Nossa Senhora

Antes de receber Bolsonaro em Aparecida, Arcebispo pede país “sem mentira e fake news”

“Para ser pátria amada, não pode ser armada”, disse Dom Orlando Brandes, no sermão da missa no santuário da santa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

“Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio", pediu Dom Orlando Brandes - Foto: Reprodução/TV Aparecida

Na missa das 9h, desta terça-feira (12), dia de Nossa Senhora, no Santuário de Aparecida, interior de São Paulo, Dom Orlando Brandes criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante o sermão.

“Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos irmãos construindo a grande família brasileira”, pediu Brandes, que é arcebispo de Aparecida.

Em outro trecho de seu sermão, o líder religioso criticou o discurso contra a vacina e lamentou as 600 mil mortes no país, por conta da pandemia do coronavírus. “Mãe Aparecida, muito obrigado porque na pandemia a senhora foi consoladora, conselheira, mestra, companheira e guia do povo brasileiro que hoje te agradece de coração porque vacina sim, ciência sim e Nossa Senhora Aparecida junto salvando o povo brasileiro.”

No santuário, acompanhavam a missa dois ministros de Bolsonaro: Marcos Pontes, de Ciência e Tecnologia, e João Roma, da Cidadania. O presidente deve seguir, ainda hoje, para o santuário de Aparecida, onde visitará a imagem da santa e assistirá uma missa. 

Pandemia

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a missa e demais eventos que homenageiam Nossa Senhora tiveram um público reduzido. Neste ano, os fiéis devem cumprir protocolos sanitários para entrar nos espaços, como uso de máscara, distanciamento e portar álcool em gel.

Edição: Vivian Virissimo