resistência

Programa Bem Viver: “Nós pobres temos sobrevivido”, diz Salloma Salomão

Professor e artista fala sobre racismo na organização das cidades e na gestão da pandemia

Ouça o áudio:

Produtor cultural e professor universitário, Salloma Salomão é o convidado do BDF Entrevista desta semana - Reprodução/ Arquivo Pessoal
Os povos originários e os negros têm sobrevivido, mas tem sido uma luta desigual

Para o professor universitário e produtor cultural Salomão Jovino da Silva, mais conhecido como Salloma Salomão, a pandemia do novo coronavírus reforçou o racismo e a violência contra a população negra nas cidades brasileiras, em especial São Paulo. Para ele, as marcas do racismo na organização das cidades mantém parte da população excluída e vulnerável.

“O Brasil nunca experimentou um governo conservador, de extrema direita, racista, que entregasse armas pra classe média branca se proteger. Essa alteração foi muito radical no meio da pandemia, a polícia do Rio de Janeiro entrou numa comunidade (Jacarezinho) e matou vinte e sete homens negros. Houve um desarranjo e para pior.”, disse em conversa com o Brasil de Fato Entrevista, repercutida na edição de hoje (13) do Programa Bem Viver.

Salomão é professor, produtor cultural, artista e liderança do movimento negro em São Paulo. Ele está lançando um livro de memórias em comemoração aos seus 60 anos e da sua atuação como um pensador da cultura negra no Brasil. Chamada “Pretos, prussianos, índios e caipiras: Culturas, identidades, memórias e invisibilidades históricas nos arredores da cidade de São Paulo nos séculos XVIII ao XXI" a obra traz memórias que remonta à trajetória dele e da família, revisitando as árvores genealógicas de negros trazidos ao Brasil no período colonial.

:: Salloma Salomão: "Construção de hospitais em áreas nobres mostrou quem é prioridade no Brasil" ::

“Nós pobres, via de regra, sobrevivemos. Nós temos sobrevivido. Os pobres sobrevivem no Brasil desde quando se criou uma distinção entre a classe colonial, os povos originários e os negros escravizados. Os povos originários e os negros desterrados têm sobrevivido, mas tem sido uma luta desigual”, pontuou.

Bolsonaro recebe críticas em Aparecida

Ontem (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo Dom Orlando Brandes fez uma crítica ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante a missa tradicional que ocorre em Aparecida, no interior de São Paulo. Mesmo sem citar o presidente, as críticas ficam evidentes em diversos momentos.

Brandes falou, por exemplo, que “para ser pátria amada, deve ser pátria não armada”, em uma referência aos tantos discursos armamentistas de Bolsonaro. O arcebispo também criticou discursos de ódio e fake news.

Durante as fala de Brandes, os ministros da Cidadania, João Roma, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, estavam na cerimônia. O presidente só chegou ao Santuário de Aparecida à tarde, para a missa das 14h. Depois do encerramento da cerimônia, o presidente subiu no altar e tirou uma foto com Dom Orlando Brandes usando máscara.

Não é a primeira vez que o arcebispo, sem citar Bolsonaro, faz uma crítica a ele. Tanto em 2019 como no ano passado, o religioso condenou discursos de ódio e lembrou da situação da Amazônia e do Pantanal, ressaltando como esses biomas estavam ameaçados por incêndios criminosos.

Nada para comemorar

O 12 de outubro é também o Dia da Resistência Indígena na América Latina, já que a data marca a chegada do colonizador italiano Cristóvão Colombo às Américas.

Na Europa, a data é chamada de “Dia da Hispanidade" e ainda celebra uma "descoberta" do novo mundo. Para os povos originários, no entanto, o marco significa séculos de exploração, violência, epidemias e extermínio.

Atualmente, existem cerca de 826 povos indígenas na região latino-americana. São mais de 45 milhões de pessoas, o que representa cerca de 10% da população do continente. Nos últimos anos, as investidas contra as populações originárias têm se acentuado com retrocessos legislativos e golpes de Estado.

Na Argentina, a data de ontem foi firmada como "Dia do Respeito à Diversidade Cultural". Movimentos indígenas e antirracistas prepararam um escracho à estátua do ex-presidente militar Julio Argentino Roca, no centro da capital, Buenos Aires. Roca liderou a chamada "Campanha do Deserto", que promoveu o genocídio de povos indígenas Mapuches na Patagônia, em 1876.

O Movimento de Mulheres Indígenas pelo Bem Viver convocou à primeira greve plurinacional em defesa do povo Mapuche, que tem sofrido despejos violentos na Patagônia. O movimento denomina esses crimes como "terricídio".

Na Guatemala e na Bolívia também houve atos. A maioria dos manifestantes levava cartazes com dizeres “12 de outubro, nada que celebrar”, em uma crítica ao discurso eurocêntrico de que se deve comemorar a chegada dos colonizadores ado continente.

Na segunda-feira (11), pela primeira vez na história, um presidente estadunidense comemorou o Dia dos Povos Indígenas, também em um ato de ressignificação para o dia de Cristóvão Colombo. O presidente Joe Biden fez um discurso homenageando às populações originárias das Américas, mas não deixou de comemorar a data em memória ao colonizador italiano.

Descoberta dos sabores

Quando as crianças começam a criar uma identidade alimentar? Que tipo de alimentos a criança deve comer em cada momento da infância? E a quantidade? A decisão dela importa quanto? Tem que forçar a comer ou não?

Para responder algumas dessas perguntas, tão presentes no dia a dia de pais e mães, o Brasil de Fato conversou com especialistas e cuidadores para compartilhar experiências sobre alimentação infantil e entender o que não deve ser feito de jeito nenhum e o que pode ser testado.

Festival de cinema

Até domingo (17) ocorre a Mostra de Cinema Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual, um circuito que chega na terceira edição. Assim como no ano passado a mostra ocorre virtualmente, podendo ser acompanhada por públicos de diferentes regiões do país.

São 25 filmes e 10 microfilmes de diferentes gêneros na programação. Este ano, as atividades e produções escolhidas são guiadas pelo tema “Inspirar para Respirar”. A iniciativa presta homenagem à cineasta carioca Lucia Murat, ícone do cinema nacional e ex-integrante da luta armada contra a ditadura militar.


Confira os horários de transmissão do programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes