Tá no ar

Podcast Três por Quatro: como impedir o avanço da fome no Brasil?

O novo episódio debate também a polêmica PEC que prevê mudanças na fiscalização do Ministério Público

Ouça o áudio:

Mais de 116 milhões de pessoas estão em situação insegurança alimentar no Brasil - Matheus Alves
"Enquanto o povo não tem acesso aos alimentos, o agronegócio segue batendo recordes de exportação"

Mais uma vez está no ar o podcast semanal que retrata o Brasil. Neste episódio o apresentador Igor Felippe, a economista Juliane Furno e o ex-ministro José Dirceu trazem um assunto que está atravessando diretamente a vida de mais da metade dos brasileiros: a fome.  

De acordo com os índices divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 55% da população do nosso país vai dormir sem ter certeza se a comida do dia seguinte está garantida. Dessas pessoas, 20 milhões ficam mais de 24h sem qualquer tipo de alimentação. 

::Ouça também: Programa Bem Viver discute papel do agronegócio no aumento da fome no Brasil::

O episódio, então, reflete sobre o alarmante avanço da fome no Brasil a partir de uma contextualização histórica, política e econômica. Como chegamos nesse ponto? De que forma a pandemia acelerou esse processo? E o mais importante de tudo: quais os caminhos para sairmos dessa situação? 

O Três por Quatro debate ainda a polêmica que ronda a Câmara dos Deputados em torno de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no Conselho Nacional do Ministério Público (MP).  

O Conselho é encarregado de fiscalizar todas as instâncias nacionais do MP. Se aprovada a PEC, um membro do MP vai passar a atuar dentro desse Conselho como corregedor escolhido pelo Congresso Nacional. 

A bancada do podcast aborda o delicado tema a partir de uma pergunta enviada pela procuradora Alessandra Queiroga.  

Dá o play:

Edição: Anelize Moreira