CINEMA

"Deserto Particular" é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2022

O filme estreia no dia 25 de novembro nas salas de cinema no país

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
A cerimônia de premiação do Oscar está prevista para acontecer em 15 de março de 2022. - Divulgação

O filme Deserto Particular, com direção de Aly Muritba, que conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial que comete um erro que acaba colocando em risco sua carreira e sai de Curitiba rumo ao sertão baiano para encontrar um amor, é o indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de 2022. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, na última sexta-feira (15), após reunião do Comitê de Seleção

Continua após publicidade

Aly Muritiba é nascido na Bahia e no Paraná começou e desenvolveu sua carreira como cineasta. O filme que tem Curitiba, capital do Paraná, como parte do enredo, também foi premiado recentemente no Festival de Veneza, na Mostra Paralela Venice Days, com o Prêmio Del PúblicoBNL. De lá, os rumores que o filme poderia ser indicado ao Oscar já haviam começado, segundo conta Muritiba.

:: "Cada artista é um soldado contra o fascismo", diz diretor de Jesus Kid, premiado em Gramado ::

“Foram longos seis anos de trabalho para que enfim o filme enfim nascesse para o mundo, em Veneza. Ali, aquelas palavras de amor escritas e reescritas tantas vezes por nós levaram o público às lágrimas eram lágrimas de felicidade. Ali, naquela sala de cinema, testemunhei o poder da palavra encarnada em corpo. Ovacionado por 10 minutos, Deserto Particular passou a ser considerado como possibilidade para representar o Brasil na corrida do Oscar. E eis que esse dia chegou,” relatou Aly Muritiba em suas redes sociais. O filme integrava uma lista de 15 obras audiovisuais brasileiras a serem analisadas. 

Deserto Particular é roteirizado por Henrique dos Santos e Aly Muritiba, produzido por Antônio Gonçalves Junior, via produtora paranaense Grafo Audiovisual. O filme estreia nos cinemas do Brasil no dia 25 de novembro.

A cerimônia de premiação do Oscar está prevista para acontecer em 15 de março de 2022. 

 

 

 

 

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini