Em Tatuí

Vídeo | Secretário de Cultura de SP tenta agredir vereador do PT após críticas sobre cortes

Eduardo Sallum (PT) provocou a ira do secretário Sérgio Sá Leitão ao questionar desmonte do Conservatório de Tatuí

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Secretário de Doria se revoltou ao ser questionado sobre cortes - Reprodução

O secretário da Cultura de São Paulo (SP), Sérgio Sá Leitão, partiu para cima do vereador Eduardo Sallum (PT) durante reunião na manhã desta terça-feira (19) no município de Tatuí (SP), a 130 km da capital paulista.

Imagens divulgadas pela assessoria de Sallum mostram que Sá Leitão se revoltou ao ser questionado sobre cortes na pasta, que colocam em risco a sobrevivência do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, referência em produção e difusão musical no país. Só não houve agressão porque outros participantes da reunião impediram que o secretário chegasse até o vereador.

Além de secretário, Sá Leitão foi ministro da Cultura no governo Michel Temer (MDB).

A deputada professora Bebel (PT), líder da bancada petista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), publicou durante a tarde uma nota em solidariedade a Sallum.

"É inadmissível que um gestor público tenha reações desproporcionais, partindo para o ataque físico diante de questionamentos, críticas e cobranças em razão das ações e ou omissões de sua administração", diz o texto.

"A bancada estadual do PT manifesta total apoio ao companheiro vereador Eduardo Sallum que nos honra e cumpre seu papel de fiscalizar e cobrar do Executivo recursos financeiros e desenvolvimento de políticas públicas que alavanquem a nossa cultura, elevem a cidadania e a identidade cultural da nossa população, além de fomentar atividades econômicas de geração de emprego e renda."

Contexto

Há mais de dez anos, os governos paulistas, liderados pelo PSDB, iniciaram um processo gradativo de privatização, transferindo a gestão do Conservatório do Estado para organizações sociais (OS).

Desde o início do governo João Doria (PSDB), o Conservatório vem sendo alvo de desmonte, desinvestimento e demissões. O curso de choro, referência internacional no estudo do primeiro gênero musical urbano do Brasil, está prestes a fechar as portas.

Quando a gestão era 100% pública, o Conservatório de Tatuí chegou a ser considerado o maior da América Latina.

Segundo Sallum, a defasagem no orçamento chega a mais de 90% nos últimos 10 anos. O vereador de Tatuí registrou boletim de ocorrência (BO) por volta das 12h55.

Brasil de Fato entrou em contato com a Secretaria de Cultura para comentar o caso. A pasta respondeu por meio de nota.

Confira na íntegra:

"O Secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, foi agredido verbalmente, ofendido e ameaçado nesta terça-feira (19) pelo vereador de Tatuí, Eduardo Sallum, do Partido dos Trabalhadores (PT), durante reunião na Prefeitura da cidade. Em resposta, o secretário se defendeu veementemente e exigiu que a conversa fosse realizada com respeito e civilidade, como estava sendo até a intervenção do parlamentar. As ofensas começaram quando o secretário questionou um número equivocado sobre o orçamento da Secretaria que havia sido mencionado pelo vereador Eduardo Sallum. 

'Lamento profundamente que o extremismo da esquerda tenha interrompido uma reunião produtiva de trabalho. A gestão pública e o atendimento à população não podem ser prejudicados por ações de interesse partidário', diz Sérgio. 

A reunião em Tatuí, cidade onde fica a sede do Conservatório de Tatuí, instituição de formação musical do Governo do Estado de São Paulo, teve a participação do prefeito da cidade, Miguel Lopes Cardoso Junior (Professor Miguel), secretários municipais e de vereadores. Ao final da reunião, Sérgio Sá Leitão recebeu um pedido de desculpas do prefeito, presidente da Câmara e demais vereadores."

Também por meio de nota, a Prefeitura de Tatuí se posicionou em defesa do secretário, pediu desculpas a ele e condenou a atitude do vereador como "desrespeitosa" e "não democrática".

Edição: Leandro Melito