bem viver

‘Escrever é minha maneira de fazer política’, diz Daniel Munduruku ao Programa Bem Viver

A felicidade do Brasil está na sua diversidade, mas aprendemos a não gostar dela, nem do nosso passado

Ouça o áudio:

Escritor infanto-juvenil Daniel Munduruku vencedor do prêmio Jabui em 2017 e diretor do UKA
Escritor infanto-juvenil Daniel Munduruku vencedor do prêmio Jabui em 2017 e diretor do UKA - Divulgação
Minha ideia é educar o olhar o povo brasileiro para esse Brasil que ele deixou de gostar

Para o premiado escritor indígena Daniel Munduruku, autor de 54 livros, a maioria voltado ao público infanto-juvenil, escrever é um ato que assume caráter individual e coletivo, uma “maneira de fazer política”, mas também de “não esquecer das coisas que aprendi”, como disse o autor em entrevista exclusiva veiculada na edição de hoje (20) do Programa Bem Viver.

Continua após publicidade

“Escrever é um ato de egoismo, porque é uma forma de eu não esquecer das coisas que aprendi. Mas também é um engajamento. É a minha maneira de fazer politica, de ajudar a pensar nosso país e de mostrar ao Brasil um Brasil que ele não conhece, que foi ocultado das narrativas hegemônicas”, disse. “Acredito contribuir para que a sociedade brasileira se volte sobre si, se reconheça e possa seguir em um caminho de felicidade. A felicidade do Brasil está na sua diversidade, mas aprendemos a não gostar dela, nem do nosso passado. Minha ideia é educar o olhar o povo brasileiro para esse Brasil que ele deixou de gostar.”

Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, História e Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Ele fez mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Já foi premiado diversas vezes no Brasil e em outros países, conquistando inclusive um Prêmio Jabuti de Literatura e um reconhecimento da ONU pelo seu trabalho. Ele é membro da Academia de Letras de Lorena, cidade do interior de São Paulo. E recentemente, se lançou para a Academia Nacional de Letras.

O escritor explicou que não escolheu o público infanto-juvenil como foco de seu trabalho à toa: para ele essa idade é primordial para combater preconceitos e não deixar que eles se perpetuem. Ele também debateu sobre o conceito de Bem Viver, um entendimento milenar propagado por culturas indígenas de norte a sul do continente americano.

“Os povos ocidentais definem o tempo como um processo constante de olhar para frente, sempre para o futuro, constantemente buscando soluções para um tempo que ainda não veio. As populações indígenas pensam o tempo pela circularidade: elas olham o passado e vivem o presente. O passado é a memória que diz quem somos e o presente é para viver, em uma permanente transmissão de saberes. É isso que chamamos de pedagogia do Bem Viver”, disse.

Auxílio Brasil

Na tarde de ontem (19), o governo federal recuou sobre o anúncio do programa Auxílio Brasil, criado para substituir o Bolsa Família e entrar no lugar do Auxílio Emergencial. A expectativa era que o governo anunciasse os valores e a origem dos recursos para bancar o novo programa. Faltando menos de uma hora para o evento, o Ministério da Cidadania, responsável pelo iniciativa, confirmou o cancelamento sem apontar uma nova data.

A ativista Paola Carvalho, diretora de relações institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, que falou ontem ao Programa Bem Viver, reforçou a preocupação das pessoas que dependem do benefício e que estão sem acreditar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vá cumprir a promessa de iniciar um novo programa social em novembro, quando acaba definitivamente o auxílio emergencial.

Atualmente são pelo menos 35 milhões de pessoas que recebem o Auxílio Emergencial. Outubro é o último mês do programa.

Agrotóxico

Um estudo elaborado pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida lista 17 pontos preocupantes do novo decreto do governo federal, divulgado no começo deste mês, que flexibiliza ainda mais a liberação e o uso de agrotóxicos no país.

Entre os pontos mais preocupantes estão o fato de os novos agrotóxicos liberados não precisarem mais ser publicados no Diário Oficial da União; de os venenos que tem um princípio ativo já aprovado em outros produtos terem mais facilidade de aprovação; e a criação de uma categoria mais brandas para classificar agrotóxicos que podem causar câncer ou outras doenças.

O governo de Bolsonaro se tornou campeão absoluto na liberação de agrotóxicos. Já foram mais de mil produtos aprovados desde o início do mandato, o que equivale a média de uma liberação por dia.

CPI da Covid-19

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 no Senado atribui 11 crimes ao presidente Bolsonaro que vão de genocídio a charlatanismo. Ao todo, 70 pessoas são indiciadas, entre elas os filhos do presidente.

Na lista de crimes que Bolsonaro é acusado estão também homicídio qualificado, infração de medida sanitária preventiva, incitação ao crime, falsificação de documento particular, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, genocídio de indígenas, crime contra a humanidade e crime de responsabilidade por violação de direito social.

A versão final do relatório – que começou a ser entregue na segunda-feira (18) aos senadores pelo relator, Renan Calheiros (MDB) – ainda pode ser alterada. Antes da entrega, no final de semana, trechos do documento vazaram e começaram a circular por redes sociais.

Pastel de angu

Você já experimentou pastel de angu? Se não soube responder de primeira, certamente não comeu. Esta iguaria única, típica de Itabirito, em Minas Gerais, traz consigo uma história de resistência e solidariedade de mulheres que foram escravizadas na região no período colonial.

Até hoje famílias sabem contar como tudo começou e têm na vida pessoal relatos emocionantes de como o pastel de angu representou uma salvação para períodos difíceis.


Confira os horários de transmissão do programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes