PANDEMIA

RJ: Aulas da rede estadual voltam a ser 100% presenciais a partir da próxima segunda-feira

Em agosto, relatório de deputados da Alerj apontou despreparo das escolas para cumprir protocolos sanitários

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Governo do RJ estima que 85% dos funcionários da rede de ensino já estejam imunizados com a segunda dose ou a dose única da vacina contra a covid-19 - Foto: Divulgação/Governo do Rio

As aulas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro voltam a ser 100% presenciais a partir da próxima segunda-feira (25). A decisão do governador Cláudio Castro (PL) foi publicada nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial do estado. 

Segundo o secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, o retorno dos alunos às salas de aula seguirá os protocolos sanitários, como uso de álcool em gel e de máscaras.

Leia mais: Relatório da Alerj aponta despreparo das escolas estaduais do RJ na volta às aulas presenciais

O governo do Rio estima que 85% dos funcionários da rede de ensino já estejam imunizados com a segunda dose ou a dose única da vacina contra o novo coronavírus, e justificou o retorno pela campanha de imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, já que as escolas do estado são majoritariamente de ensino médio.

O cartão-alimentação e as cestas básicas que vinham sendo distribuídas para as famílias dos estudantes no período da pandemia serão canceladas com o início das aulas, informou o governo estadual. Os refeitórios das unidades voltam a funcionar.

Leia também: Aulas presenciais só serão seguras com vacinação de crianças e adolescentes, diz Fiocruz

As aulas presenciais já vinham acontecendo desde agosto em 78 municípios fluminenses, mas as escolas estavam funcionando em sistema de escala e rodízio, intercalando turmas com ensino presencial, remoto e híbrido. O protocolo funcionou de acordo com os casos de infecção pela covid-19 em cada um dos municípios do estado.

No último dia 5, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro recomendou o retorno das aulas presenciais em todas as unidades de ensino públicas ou particulares. Especialistas do comitê destacaram a melhora do cenário epidemiológico na capital.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda