Economia

Discurso de Guedes teve momentos delirantes, diz Rodrigo Vianna no Jornal Brasil Atual

Comentarista político questionou anúncio do ministro da Economia sobre "relançamento da Economia" brasileira

Ouça o áudio:

Cartaz em muro de SP, em protesto contra Paulo Guedes, após seu nome surgir nos "Pandora Papers", com USD 9,55 milhões em uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas - NELSON ALMEIDA / AFP

Após a debanda de quatros secretários da Economia e rumores de que o ministro Paulo Guedes poderia deixar a pasta, o  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um comunicado a imprensa nesta sexta (22), e afirmou que tem "confiança absoluta" em Guedes.

"Deixo claro a todos os senhores. Esse valor [R$ 400] decidido por nós tem responsabilidade. Não faremos nenhuma aventura, não queremos colocar em risco nada no tocante à economia", afirmou o presidente em pronunciamento ao lado de Guedes, sobre o Auxílio Brasil, programa que irá substitui o Bolsa Família.

A declaração foi dada após uma visita presidencial, fora da agenda, ao gabinete do ministro.

No Boletim RBA, o jornalista Vitor Nuzzi comparou a postura do ministro Paulo Guedes a do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que ao ser desautorizado a compra da vacina chinesa,  afirmou, também ao lado de Bolsonaro, "É simples assim: um manda e o outro obedece".

"O que ele está falando agora é o resultado de uma visita cordial do Presidente da República ao seu escritório. [...] Agora o Paulo Guedes está falando contra as suas convicções", analisa Nuzzi.

Teto de gastos

O anuncio da demissão dos secretários que comandavam a área fiscal do ministério da Economia nesta quinta-feira (21) ocorreu logo após uma manobra liderada pelo Centrão para abrir espaço no teto de gastos em 2022, ano de eleições gerais. O governo federal pretende gastar cerca de 40 bilhões de reais para financiar o novo benefício social "Auxílio Brasil", anunciado no valor de R$400.

Na coluna Plenos Poderes, o jornalista Rodrigo Vianna, comenta que a estratégia de Jair Bolsonaro de desfigurar o programa Bolsa família, e criar o Auxílio Brasil, é uma operação eleitoral de sobrevivência.

"A tentativa é de dizer assim para os aliados do mercado, de maneira bem pragmática, vocês querem que eu perca para o Lula? O meu único jeito de não perder para o Lula é aprovar um remendo de um projeto social. É evidente que o beneficio social é essencial, [...]. E é evidente que esse teto de gasto é uma excrescência que foi aprovada por essa gente. O teto de gastos está sendo rompido pelos motivos errados", disse Vianna. 

Vianna também questionou a fala de Guedes em relação a supostos rumos da economia no Brasil: "estamos indo em direção a uma economia verde, digital no futuro", disse o ministro durante a coletiva. "Guedes fala sobre o relançamento da economia no Brasil, uma economia verde. Verde do quê? O Brasil hoje está desmoralizado do ponto de vista ambiental, só podemos falar em economia cinza, das queimadas. Guedes tá vivendo aonde? O discurso dele teve uma parte delirante", criticou o comentarista político do Brasil de Fato, Rodrigo Vianna. 

*Com informações da RBA.

Confira todos os destaques do dia no áudio acima.

----

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos