Ensino superior

UFRJ está com inscrições abertas até o dia 28 para vagas em cursos de graduação a distância

As provas serão realizadas em 12 de dezembro deste ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

ufrj universidade orçamento
A seleção é feita por vestibular próprio ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Raphael Pizzino/Coordcom-UFRJ

As inscrições para 1.150 vagas em cursos a distância na modalidade de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficam abertas até a próxima quarta-feira (28).

Assim como os cursos presenciais, a modalidade a distância também garante o mesmo tipo de diploma. Clique aqui para fazer a sua inscrição na UFRJ.

Análise | A educação e o futuro do país na mira

Incluindo material impresso, videoaulas e recursos multimeios, os cursos a distância também contam com tutorias presenciais aos períodos iniciais com um encontro semanal de duas horas e acesso à plataforma do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) para eventuais dúvidas. As avaliações são feitas em polos regionais.

A seleção é feita por vestibular próprio ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos aprovados começam os estudos no primeiro semestre de 2022. No total, são 240 vagas para o curso de Ciências Contábeis, 356 para Biologia, 375 para Física e 179 para Química.

Leia também: "Brasil corre risco de ter apagão científico", diz presidente da SBPC

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 30% para candidatos do Enem 2018, 2019 ou 2020 que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública; 30% para candidatos do Enem 2018, 2019 ou 2020, na modalidade ampla concorrência; 30% para o Vestibular Cederj 2022.1, na modalidade ampla concorrência, e 10% para professores da rede pública.

As provas serão realizadas em 12 de dezembro deste ano. A taxa de inscrição é de R$ 85. Quem escolher, no entanto, concorrer às vagas com as notas do Enem ficará isento do pagamento. O resultado será divulgado no dia 7 de janeiro de 2022, e a matrícula online deve ser realizada no dia 19 do mesmo mês. 

Edição: Daniel Lamir