COMUNICAÇÃO

Vozes Populares | Democratização da mídia é censura?

Entenda o que é a democratização da mídia e os caminhos para enfrentar os meios de comunicação hegemônicos

Ouça o áudio:

Segundo dados do Media Ownership Monitor Brasil, indicadores de risco ao pluralismo e à independência da mídia no Brasil estão em alerta vermelho - Divulgação/Mídia Sem Catraca
A comunicação é um direito seu e deve ser incorporado na sua agenda de defesa de próprios direitos

Democratizar a mídia no Brasil é censura? Justamente o contrário. Nesta edição do Vozes Populares, entenda alguns dos motivos pelos quais é urgente a democratização da comunicação para a garantia de diferentes vozes e ideias. 

No último dia 17 de outubro foi marcado o Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação. Atualmente, a mídia brasileira é controlada por uma dezena de famílias. Esses meios de comunicação hegemônicos além de não darem conta de expressar cada canto do nosso país e todas as suas lutas, manifestações culturais e necessidades sociais, também seguem interesses econômicos. A democratização da comunicação vem na perspectiva de tornar a mídia cada vez mais participativa e popular, para formar e informar o povo brasileiro de forma democrática. 

Para falar sobre isso, a convidada é Nataly Queiroz, jornalista, professora universitária, doutora em comunicação e integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Nataly enfatiza que antes de tudo é preciso entender a comunicação como um direito humano. "Quando a gente fala dos caminhos palpáveis pra democratizar a comunicação a gente fala em um primeiro momento da compreensão por parte da sociedade de que a comunicação é um direito seu e que portanto é preciso incorporá-la na sua agenda de defesa dos próprios direitos, assim como faz no acesso à moradia, à educação, à saúde, dentre outros". Ouça o programete na íntegra para saber mais. 

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga