Fique ligado

Beneficiários do Bolsa Família podem sacar a última parcela do auxílio emergencial hoje (25)

A liberação do saque é feita de acordo com o último algarismo do Número de Identificação Social (NIS)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Criado em 2020 devido à crise econômica intensificada pela pandemia de covid-19, o auxílio emergencial se encerra em outubro - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (25), os beneficiários do Bolsa Família que recebem o auxílio emergencial e que possuem 6 como algarismo final do Número de Identificação Social (NIS) podem sacar a sétima e última parcela do benefício. Seguindo o cronograma, nesta terça-feira (26) será a vez dos beneficiários que têm 7 como número final do NIS.

:: Confira aqui o calendário completo :: 

Pessoas não inscritas no Bolsa Família  

Para as pessoas não inscritas no Bolsa Família, a liberação do crédito referente ao sétimo e último ciclo contempla os aniversariantes de junho nesta terça (26).  

O público de não inscritos no Bolsa Família é formado por beneficiários que se inscreveram no programa por meio do site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF) ou estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Dinheiro em conta poupança e saque 

Até novembro, para os trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família, o dinheiro poderá ser movimentado apenas digitalmente, permitindo o pagamento de contas com o aplicativo Caixa Tem e compras com o cartão virtual. Para os beneficiários do Bolsa Família, o saque pode ser feito imediatamente. 

Saiba mais: Futuro incerto: fim do auxílio emergencial vai deixar milhões em situação de vulnerabilidade

Entre os dias 1º e 19 de novembro, será liberado o saque da sétima e última parcela para quem não faz parte do Bolsa Família.

A liberação do dinheiro é feita em duas etapas. Na primeira, é necessário acessar o aplicativo “Caixa Tem” e selecionar as opções “Saque sem cartão” e “Gerar código de saque”. Depois, com o código em mãos, o beneficiário tem até uma hora para fazer a retirada do dinheiro em lotéricas ou agências da Caixa. O saque é liberado de acordo com o mês de aniversário da pessoa inscrita.  

Auxílio Brasil  

Criado em 2020 devido à crise econômica intensificada pela pandemia de covid-19, o auxílio emergencial se encerra em outubro, com as últimas liberações de saque em novembro. Segundo informou o ministro da Cidadania, João Roma, em coletiva de imprensa, "o auxílio emergencial será finalizado em outubro, este mês será o pagamento da última parcela do auxílio".

Leia também: Governo publica decreto que institui o Auxílio Brasil. O que acontece com outros benefícios?

De acordo com o chefe da pasta, a partir de novembro será implementado o Auxílio Brasil, que irá substituir o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Para os beneficiários do primeiro programa, será feito um reajuste de 20% sobre o valor médio pago às famílias. Já para os trabalhadores inscritos no CadÚnico e que estão inseridos nas faixas de pobreza e pobreza extrema haverá um benefício mínimo de R$ 400. 

A mudança, entretanto, vai diminuir a quantidade de beneficiários. Uma reportagem do Estadão, com dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostrou que cerca de 5,4 milhões de beneficiários podem ter uma redução no valor do benefício, o que representa 37% dos 14,7 milhões de atuais beneficiários do programa.

Assista e saiba mais: 

Edição: Daniel Lamir