Movimentos populares

Mesmo sob estado de exceção, movimentos populares do Equador protestam contra Lasso

Mobilização pede o congelamento dos preços dos combustíveis e denuncia a precarização do trabalho

Brasil de Fato | São Paulo |
Militares protegem o Palácio Presidencial do Equador, em Quito. - Cristina Vega Rhor / AFP

Movimentos populares do Equador tomaram as ruas nesta terça-feira (26) para protestar contra o governo do presidente Guillermo Lasso e apresentar demandas econômicas e sociais. Participam da mobilização a Frente Unitária de Trabalhadores (FUT), a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) e a União Nacional de Educadores (UNE), entre outras organizações. 

Os manifestantes pedem o congelamento do preço dos combustíveis, limites ao setor financeiro e criticam a precarização do trabalho.

"Não queremos que o sistema financeiro nos dê de presente nem um centavo. Mas estamos com a obrigação de exigir que em um ano, pelo menos, revisemos todos os créditos de pagamentos. Não podemos aceitar que as notificações, gastos judiciais e juros de pagamento dupliquem, muitas vezes, os créditos estabelecidos", afirmou o presidente da Conaie, Leonidas Iza Salazar, em coletiva de imprensa.

Leia mais: Veja o que dizem os presidentes latino-americanos flagrados com empresas em paraísos fiscais

Salazar também defendeu o congelamento do preço dos combustíveis, criticou os projetos extrativistas do país e a precarização do trabalho "no campo e na cidade".

A mobilização ocorre após Lasso decretar estado de exceção em todo o território nacional para combater a "insegurança" e o narcotráfico. A medida permite o uso das Forças Armadas em tarefas de policiamento e o aumento das verbas das forças de segurança.

No dia 30 de setembro, o presidente equatoriano já havia decretado estado de sítio em todas as penitenciárias do país após uma chacina com 116 mortos na Penitenciária do Litoral, em Guayaquil.

* Com informações de Telesur.

 

Edição: Arturo Hartmann