PANDEMIA

Rio atinge 65% da população com vacinação completa e quer desobrigar máscaras em locais abertos

Deputados estaduais do RJ votam nesta terça projeto que pode flexibilizar uso do item nos municípios

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ato 19J Rio de Janeiro
Oposição é contrária à flexibilização imediata e quer aguardar momento certo - Eduardo Miranda

A Prefeitura do Rio de Janeiro atingiu na noite da última segunda-feira (25) a marca de 65% da população imunizada com o ciclo completo contra a covid-19. O índice é o estabelecido pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) para flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

Continua após publicidade

Apesar da expectativa de que fosse publicado um decreto da prefeitura nas últimas horas, continua valendo a lei mais restritiva em relação aos cuidados com a pandemia. No caso, o Poder Legislativo do estado do Rio ainda mantém a máscara como uma das medidas para evitar novas infecções pelo novo coronavírus.

Leia mais: ‘Máscaras devem ser a última medida a ser retirada’, diz médico ao Programa Bem Viver

Nesta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai votar o projeto de lei 5.010/21, que autoriza o governo estadual e as prefeituras a flexibilizarem o uso obrigatório de máscara. A proposta do deputado André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, recebeu seis emendas que podem alterá-la.

Representantes do governo estadual na Alerj esperam que a flexibilização será gradativa nos locais estipulados por meio de resolução da Secretaria estadual de Saúde. O texto estabelece que devem ser observados os seguintes parâmetros: distanciamento social; ambiente aberto e fechado; percentual de vacinação da população; realização de eventos-testes; e outros critérios científicos.

Para o deputado Flávio Serafini (Psol), ainda é cedo para estabelecer essa flexibilização. "Não temos nenhum município com bandeira vermelha, mas também não temos nenhum em bandeira verde. Talvez tenhamos em breve, mas vamos esperar o momento certo para tirar a máscara", comentou o parlamentar.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda