Rio Grande do Sul

Cultura Viva

Diálogos Contemporâneos reúne escritores consagrados em Porto Alegre 

Encontros são gratuitos e ocorrem no Theatro São Pedro, às 19h, com mediação de nomes importantes para a cultura no RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Durante todo mês de novembro, serão realizados dois encontros semanais - Foto: Divulgação

Com objetivo de reforçar a interação entre livros e leitores, e aprofundar a relação dialética entre o conteúdo das páginas e a vida de quem as folheia, começa nesta quarta-feira (3) o Projeto Literário Diálogos Contemporâneos em Porto Alegre. Com entrada gratuita, os encontros acontecem no Theatro São Pedro, às 19h, por todo mês de novembro, com dois encontros semanais. Sempre após as falas, há espaço para perguntas do público. 

A conferência inaugural acontece nesta quarta-feira com a poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz Elisa Lucinda discutindo o tema Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito. A mediação é do escritor e músico Ricardo Silvestrin. 

O ciclo de conferências é viabilizado por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS). Para o deputado, "investir  na cultura e na promoção da literatura nacional é um ato de resistência". Ele avalia a literatura como "um instrumento fundamental para a reflexão, formação e elaboração sobre nós mesmos e sobre o mundo em que estamos inseridos".

O Projeto Diálogos Contemporâneos é um sopro de esperança para quem não teme a diversidade, a pluralidade, o pensamento crítico e aposta na capacidade criativa e tão humana de sonhar e ser cronista de seu tempo”, completa Pimenta.

A distribuição de ingressos ocorre a partir das 18h de cada data do projeto, por ordem de chegada, e limitados a apenas um por pessoa. Também haverá transmissão online ao vivo pelo canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube.

Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Em Porto Alegre, o projeto tem a produção local da Cida Cultural e conta com o apoio do Theatro São Pedro, da TVE e da FM Cultura.

As atividades têm entrada gratuita e contemplam os cuidados necessários para evitar a continuidade da crise sanitária desencadeada pelo novo coronavírus - como  disponibilidade de álcool em gel, exigência de uso de máscara e distanciamento. Durante todas as conferências será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Os assentos terão distância de dois metros entre si, estando o público apto a ocupar 40% da capacidade total do Theatro São Pedro.

Abaixo a programação completa: 

3/11 (quarta-feira)
Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito, com Elisa Lucinda e mediação de Ricardo Silvestrin.

4/11 (quinta-feira)
Literatura, pestes, pandemias e distopias: ficção e realidade, com Ignácio de Loyola Brandão e mediação de Luiz Antonio de Assis Brasil.

9/11 (terça-feira)
Mundo digital e sociedade em rede: as mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação, com Xico Sá e mediação de Roger Lerina.

10/11 (quarta-feira)
A literatura que vem da periferia, com Sérgio Vaz e mediação de José Falero.

16/11 (terça-feira)
Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação, com Fabrício Carpinejar e mediação de Mário Corso.

17/11 (quarta-feira)
Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo, com Renato Janine Ribeiro e mediação de Jane Tutikian.

23/11 (terça-feira)
O envelhecimento e o espaço  social dos que não são mais jovens, com Mario Prata e mediação de Tabajara Ruas.

24/11  (quarta-feira)
Cenários para um mundo pós-pandemia: O fim do século XX e o futuro que nos espera, com Tereza Cruvinel e mediação de Domício Grillo.

29/11 (segunda-feira)
 A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira, com Mary Del Priore e mediação de Gabriela Souza.

30/11 (terça-feira)
Guerras culturais: corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade, com Fernando Morais e mediação de Laura Sito.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira