Intimidação

Equipes da Anvisa voltam a receber ameaças de morte caso aprovem vacina da covid em crianças

E-mails anônimos foram enviados a diretores e servidores da agência; caso foi encaminhado à Polícia Federal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pfizer anunciou que vai entrar com pedido de autorização para uso do imunizante em menores de 12 anos
Pfizer anunciou que vai entrar com pedido de autorização para uso do imunizante em menores de 12 anos - Norberto Duarte / AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que funcionários do órgão foram novamente ameaçados em pressão contra a aprovação da vacina da covid para pessoas com menos de 12 anos. Na semana passada, o laboratório Pfizer divulgou que vai entrar com pedido para aplicação do imunizante em crianças.

Diretores e servidores da agência receberam e-mails anônimos com intimidações na sexta-feira (29). Menos de 24 horas antes, mensagens semelhantes foram enviadas. O autor do texto insinuava que a vacina faria mal para o público infantil e afirmava, "quem atentar contra a segurança do meu filho: será morto".

::EUA aprovam aplicação da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos::

Identificado como morador do Paraná, ele também fazia críticas a instituições de ensino do estado. Em nota a Anvisa informou que "aparentemente" os dois textos não foram escritos pela mesma pessoa.

Ambos os casos foram informados à Presidência da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. Procuradoria Geral da República e Polícia Federal também foram notificadas

De acordo com a Food and Drug Administration, a vacina do consórcio Pfizer-BioNTech contra o coronavírus é segura para uso em crianças. A autoridade sanitária dos Estados Unidos aprovou o uso do imunizante nesse público na semana passada. A farmacêutica ainda não protocolou o pedido na Anvisa, no entanto.

VEJA TAMBÉM:

Edição: Vinícius Segalla