Rio de Janeiro

VOLTA ÀS AULAS

No Rio, rede municipal de ensino retorna às aulas presenciais

Segundo a Secretaria de Educação, 25 mil alunos deixaram de interagir remotamente com os professores

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O déficit ocasionado pela pandemia obrigou a prefeitura a investir em iniciativas de reforço escolar - Secretaria de Educação

A partir desta quarta-feira (3), as aulas presenciais voltam a ser obrigatórias na rede municipal da cidade do Rio de Janeiro. O retorno já estava previsto desde a semana passada.

Leia mais: Medo e saudade: no Radinho BdF, crianças contam como é voltar para a escola na pandemia

De acordo com o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a volta às aulas 100% presenciais só está sendo possível devido ao avanço da vacinação na capital fluminense.

“Nós estamos nos preparando para isso desde fevereiro deste ano, quando começamos com o retorno presencial. Em junho, foi possível diminuir o distanciamento mínimo entre as carteiras. Depois, em outubro, acabou a necessidade do distanciamento, permitindo assim o ensino presencial diário sem rodízio. A partir de agora, retomamos a obrigatoriedade do ensino presencial como se dava antes da pandemia. Todos esses avanços sempre seguindo as orientações do Comitê Científico da Prefeitura”, declarou Ferreirinha.

Leia mais: No Rio, 94,5% dos pacientes internados na rede municipal com covid-19 não se vacinaram

Os alunos com comorbidades poderão se manter no ensino remoto, mediante apresentação de laudo médico.

Evasão escolar

Segundo a Secretaria de Educação, 25 mil alunos da rede municipal deixaram de interagir remotamente com os professores e não foram presencialmente às aulas.
 
Para tentar localizar os estudantes e conscientizar a criança e os pais sobre a importância do retorno à sala de aula, a Secretaria está realizando um processo de busca ativa que envolve três estratégias:

• Estratégia 1 – utilização da plataforma de Busca Ativa Escolar elaborada pela Unicef, que tem apoiado na identificação de crianças e jovens fora da escola;

• Estratégia 2 – articulação com as demais secretarias, especialmente a de Saúde e a da Assistência Social, e Subprefeituras;

• Estratégia 3 – mobilização dos diretores e professores junto aos responsáveis, e colegas dos alunos ausentes, além de utilização de redes sociais, carro de som e ações de âmbito local.

Aula extra

O déficit ocasionado pela pandemia obrigou a prefeitura a investir em iniciativas de reforço escolar. As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática estão como foco principal dos programa desenvolvidos pelo município.

Leia mais: Secretário de Saúde da cidade do Rio afirma que pandemia está "controlada" na capital

Segundo a Secretária de Educação, o "Reforço Rio" conta com convênios e parcerias com a União, governo do estado, sociedade civil, empresas privadas, cooperativas, associações de moradores, moradores de comunidades comprovadamente capacitados para tal finalidade e demais entidades voltadas à área da educação.
 
Já o "Projeto Tá On" iniciou esta semana as primeiras sessões de tutorias entre alunos das faculdades e da rede municipal, mas as inscrições seguem abertas até dia 22 de dezembro. 

De acordo com o programa, universitários terão a oportunidade de entrar em contato com novas tecnologias educacionais para ajudar estudantes das escolas públicas com conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa que estejam no 9º ano, ou no programa de aceleração, o Carioca II. Ao final, alunos de qualquer curso de graduação ou pós receberão um certificado de participação. Para se inscrever, basta acessar o site.

Rede Estadual

Na semana passada, a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro retornou às aulas 100% presenciais. Desde março, o sistema de ensino na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) estava híbrido, com aulas presenciais e remotas. 

Na ocasião, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) questionou o retorno determinado pelo governo de 100% da rede, mostrando que a pandemia ainda não acabou e que ainda existe risco de contágio, mesmo que a vacinação tenha avançado e os índices da pandemia estejam diminuindo. 
 

Edição: Jaqueline Deister