A justiça que tarda

Atingidos denunciam seis anos do crime da Samarco/Vale/BHP Billiton em Bento Rodrigues (MG)

Movimento dos Atingidos por Barragens organiza ações em Mariana (MG) para cobrar por reparação justa e integral

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Atingidos organizam atividades de denúncia em Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais - Mídia Ninja

O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Bento Rodrigues, da Samarco Mineração S.A, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, completa seis anos nesta sexta (5). Para marcar a data, atingidos das comunidades e o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) promovem uma série de atividades em Mariana e em Governador Valadares.

Continua após publicidade

Movimento denuncia que até hoje danos não foram reparados

Além de provocar a morte de 19 pessoas, o rompimento causou um aborto forçado pela lama e derramou 48,3 milhões de metros cúbicos de lama, que percorreram cerca de 650 quilômetros entre Mariana (MG) e a foz do Rio Doce, localizada no povoado de Regência (ES). 

Em nota, o Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) afirmou que “até hoje, há diversas comunidades com dificuldade de acesso à água. Muitas moradias recebem água de má qualidade, vindas de poços artesianos perfurados pela Fundação Renova que apresentam cheiro e coloração”.

Rompimento da barragem provocou a morte de 19 pessoas

O movimento ainda denuncia que milhares de pessoas da Bacia do Rio Doce adoeceram, devido o contato com a lama tóxica, e que os acordos de reparação entre a mineradora e o governo estadual favorecem a empresa. 

“A mesa de repactuação aberta no Rio Doce mediada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda não abriu espaço para uma real participação. Duas audiências públicas já foram realizadas, mas sem incidência real nas discussões, o que mostra que modelo de reparação continua sendo o mesmo após 6 anos sem grandes resultados e que não há abertura para mudanças. A injustiça com os atingidos continua sendo a consequência desse modelo de reparação”, afirma o movimento em nota. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Confira a programação

Mariana
11h - Ato na Praça Minas Gerais – Encontro dos atingidos de Mariana e Brumadinho em luta por justiça
14h - Visita ao reassentamento de Paracatu de Baixo
16h - Missa na comunidade de Bento Rodrigues

Governador Valadares
10h - Celebração ecumênica, ato do MAB e do Fórum Permanente em Defesa do Rio Doce na beira do rio Doce, no bairro São Pedro.

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa