América Latina

Congresso do Peru dá voto de confiança a novo gabinete de ministros de Castillo

Sem a aprovação do Legislativo, equipe de ministros teria que ser dissolvida

São Paulo (SP) |
Pedro Castillo, do partido de esquerda Peru Livre, irá governar o país pelos próximos cinco anos - Jose Carlos Angulo / AFP

O Congresso do Peru aprovou com 68 novos favoráveis, e 56 contrários, o novo gabinete ministerial do presidente Pedro Castillo. A nova equipe é liderada pela primeira-ministra Mirtha Vásquez. A aprovação, contudo, ocorre em um contexto de divisões dentro do partido Peru Livre, agremiação de esquerda do atual presidente.

Continua após publicidade

Vladimir Cerrón, uma das lideranças do Peru Livre, defendeu o voto contrário ao gabinete de Castillo e 15 congressistas do partido também votaram contra o voto de confiança. Outros 20 congressistas do Peru Livre votaram em favor do novo gabinete ministerial.

Em nota, o partido afirmou que o ministro da Economia "não tem o mínimo interesse em se afastar do sistema neoliberal", mas ressaltou que não passou para a oposição e que votos conjuntos não estão descartados para o futuro.

:: Presidente Castillo anuncia "segunda Reforma Agrária" para apoiar pequenos agricultores no Peru ::

Se o gabinete não tivesse sido aprovado pelo legislativo, a Constituição estabelece que os ministros deveriam renunciar aos seus cargos.

"Com o voto de confiança do Congresso, seguiremos lutando incansavelmente pelas mudanças de que o povo precisa. Somos o Governo que defende a mudança social e que está empenhado no desenvolvimento das nossas regiões. Com unidade e consenso, o faremos", afirmou Castillo.

Este é o segundo gabinete de ministros de Castillo desde que assumiu o poder, em 28 de julho deste ano.

* Com informações de Telesur e Gestión.

Edição: Arturo Hartmann